O café é uma bebida milenar – e uma das mais populares em vários lugares do mundo. A versatilidade de seus grãos, permite que ele produza bebidas e receitas completamente diferentes, que exploram seu aroma e sabor.
A maneira tradicional de tomar café tem sido revisitada por vários especialistas nesse grão. Novas metodologias para preparar a bebida têm sido exploradas. Por isso, atualmente, é possível tomar cafés completamente diferentes, mesmo que tenham sido preparados com o mesmo grão.
Mas, sempre que pensamos em café, lembramos daquela xícara de bebida quente, certo? E se a gente te contasse que existe uma tendência cada vez maior de consumi-lo frio? Venha conhecer o Cold Brew, a bebida que vai te conquistar!
Cold Brew: o café “passado” a frio
O Cold Brew, como seu próprio nome inglês indica, é um café gelado – mas não um café gelado qualquer. Diferentemente de preparações que coam o café quente para depois servi-lo com algumas pedras de gelo, o Cold Brew é um café, essencialmente, coado com água fria.
Exatamente por isso que, além de ser uma bebida completamente diferente do café coado com água quente (por conta de sabores e aromas que são extraídos nesse processo), ela também é uma opção para quem não tem pressa: os Cold Brews podem chegar a até 18h de preparo.
Uma bebida menos amarga, mas mais concentrada
O preparo do Cold Brew é feito com água fria ou em temperatura ambiente, que fica em um longo contato com o café moído selecionado. Esse processo elimina características tradicionais do café preparado com água quente, como o sabor mais amargo e a alta concentração de cafeína.
O resultado esperado após a preparação é um café mais delicado, porém que valoriza características específicas de sabor e aroma do grão. Por isso, costumam ser mais doces, menos ácidos, menos oleosos e, para muitos especialistas, mais saborosos.
Tome o Cold Brew gelado (ou quente!)
A grande maioria das pessoas que se apaixona pelo preparo do Cold Brew tem o hábito de consumi-lo gelado, servido em um copo com gelo, com leite ou até mesmo com água tônica. Mas a melhor característica do Cold Brew é que ele pode ser consumido quente também, já que a água fria só é necessária na extração dos aromas e sabores do café.
Vale lembrar que o Cold Brew também é ideal para a utilização em receitas que levem café, deixando tudo ainda mais gostoso.
Prepare o seu Cold Brew em casa
Para preparar um Cold Brew bem saboroso em casa você vai precisar de alguns utensílios específicos:
- Um moedor de café;
- Uma prensa (francesa ou Aeropress).
Para quem não conta com esses materiais, é possível fazer algumas adaptações. Se você não tem o moedor, pode comprar o grão moído na hora em alguma cafeteria ou estabelecimento especializado. Para quem não tem a prensa, a extração pode ser feita em uma jarra com água e um coador de pano.
É possível preparar várias receitas de Cold Brew, visto que a ideal é aquela que mais agrada o seu paladar. Por isso, testes de concentração do pó e tempo de infusão são sempre recomendados.
A nossa receita de Cold Brew leva uma proporção de 4 partes de água para um de café, mas você pode sempre fazer bebidas mais concentradas ou mais suaves (especialmente se você vai testar grãos diferentes).
Receita:
- 40g de café moído;
- 400mL de água fria.
Coloque, na prensa, o pó de café e, em seguida, a água fria. Deixe esse conteúdo descansar, bem vedado, por até 15h. Depois, você pode coar todo o conteúdo ou apenas o que vai usar na sua receita e preparar o drink que desejar (ou consumir puro, como um bom café!).
Para conseguir entender exatamente as características do Cold Brew, recomendamos que você prove pela primeira vez em um copo com bastante gelo!
–
Você já conhecia o Cold Brew? Prefere o método tradicional de preparar café? Conte para a gente!
Confira também algumas receitas de drinks com café que você pode deixar ainda mais saborosos com essa extração a frio!
fevereiro 11, 2019
como faz pra compartilhar no whatsapp?
fevereiro 11, 2019
Maria, se você clicar em compartilhar, tem um ícone do whatzapp lá para fazer o compartilhamento completo! 😉
fevereiro 12, 2019
Eu vi mas não estava ativo. Compartilhei por email. Obrigada
fevereiro 13, 2019
Você estava acessando o post via celular ou computador? Para compartilhar no whatzapp é preciso estar no celular 🙂
Mas que bom que conseguiu compartilhar por e-mail!