Na família das oleaginosas existe um tipo de semente que conquista fãs em todo o Brasil. Fonte de nutrientes essenciais ao organismo, a castanha-do-Pará pode ser consumida de formas variadas e, juntamente com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, proporcionar benefícios ao corpo humano. Que tal saber mais sobre ela?
Alimento tipicamente brasileiro
Geralmente indicada como uma opção de lanchinho saudável entre refeições, a castanha-do-Pará é uma semente proveniente da castanheira-do-Pará, árvore nativa da floresta amazônica.
A oleaginosa, que também pode ser chamada de castanha-da-amazônia, castanha-do-brasil, noz amazônica, entre outras denominações, atualmente tem seu cultivo apenas em regiões do Acre, Bolívia e Suriname devido a práticas do desmatamento e criação de gado.
O nascimento da castanha-do-Pará, porém, ocorreu em territórios da Bolívia, Colômbia, Guianas, Peru, Venezuela e alguns estados do centro-norte do país próximos a rios importantes, como Amazonas, Rio Negro e Tocantins.
Variedade de tipos e opções de consumo
A castanha-do-Pará apresenta casca bastante dura e que lembra um triângulo. Entretanto, sua comercialização ocorre sem esse revestimento, apenas com uma camada marrom fina e brilhante que envolve a semente branca.
Saborosa, a oleaginosa pode ser consumida crua, torrada ou triturada em farinha. Também vale saber que a extração do seu óleo é feita para utilização na produção de cosméticos e tintas.
Além disso, é comum encontrar a castanha-do-Pará em versões com adição de sal em sua composição, embora o indicado seja o consumo do alimento in natura, para que não haja ingestão de grandes quantidades de sódio e seus nutrientes sejam preservados.
Podendo ser adicionada à alimentação de forma individual, a semente também se mostra uma boa opção para dar aquele toque especial em receitas salgadas e doces, como bolos, pratos com proteínas, saladas, tortas, entre outras. Apenas lembre-se de consultar um nutricionista antes de incluí-la no seu dia a dia, combinado?
Propriedades nutritivas e benefícios à saúde
Rica em nutrientes diversos, como gorduras boas, fibras e vitaminas A, B1 e E, a castanha-do-Pará é bastante famosa pelo alto teor de sais minerais que carrega: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e, especialmente, selênio.
Por isso, com o acompanhamento de um profissional da saúde, e a adoção de hábitos equilibrados na rotina, a semente pode oferecer benefícios ao organismo como:
- Preservação das funções do cérebro, ajudando a memória, o raciocínio e a prevenção de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson;
- Fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando o corpo contra doenças, gripes, inflamações e outras disfunções;
- Melhora da saúde cardiovascular, contribuindo para a regulação da pressão alta e dos níveis de colesterol (ao reduzir o ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL));
- Regulação da flora intestinal, prevenindo a prisão de ventre, e do funcionamento da tireoide, colaborando para uma produção equilibrada de hormônios;
- Retardo do envelhecimento precoce da pele, oferecendo elasticidade e firmeza, assim como tonificação da saúde dos cabelos e unhas;
- Produção de energia, propiciando mais ânimo para execução de atividades e provocando sensação de bem-estar.
–
Você tem o hábito de consumir castanha-do-Pará no dia a dia? Prefere adicioná-la à sua alimentação em receitas ou individualmente? Confira também posts com dicas saudáveis que já publicamos aqui no Blog do Pão!