Um dos tipos de leguminosas mais conhecidos, o grão-de-bico pode dever parte da sua fama também ao humus, já que é ingrediente fundamental no preparo dessa receita típica do Oriente Médio. Destacando-se pela sua versatilidade na culinária, o alimento ainda se mostra uma das melhores fontes de proteína vegetal graças às suas propriedades nutritivas. Que tal saber mais sobre ele?
Alimento com alto valor nutricional
Grão-de-pato, ervilha-de-bengala, ervilha-de-galinha, ervanço, gravanço ou, simplesmente, grão-de-bico. Com diversas denominações em todo o Brasil, o ingrediente ainda é comumente chamado de “grão da felicidade”, uma vez que proporciona sensações de bem-estar e prazer semelhantes às do chocolate.
Isso acontece em virtude da atuação do triptofano, aminoácido que trabalha diretamente na produção do hormônio serotonina, que, por sua vez, tem como uma das principais atividades regular o humor.
Fonte de vitaminas C, E, K e do complexo B, o grão-de-bico também é rico em outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como carboidratos, fibras, proteínas e sais os minerais cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco.
Benefícios oferecidos ao organismo
Ao consumir o grão-de-bico em uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis e seguindo as recomendações de um nutricionista, suas propriedades nutritivas podem oferecer alguns benefícios à saúde, como:
- Ajudar na melhora do sistema imunológico, protegendo contra gripes, resfriados e outras doenças;
- Auxiliar a saúde cardiovascular, equilibrando os níveis de colesterol e controlando a pressão arterial;
- Contribuir para o bom funcionamento do trânsito intestinal, realizando inclusive a limpeza das paredes do intestino grosso;
- Colaborar no processo digestivo, melhorando a digestão, promovendo sensação de saciedade e diminuindo o apetite;
- Cooperar com a regulagem das taxas de açúcar no sangue, gerenciando níveis e reduzindo as chances de desenvolvimento do diabetes;
- Favorecer o ganho de massa muscular e o fortalecimento dos ossos, participando da manutenção de força e da prevenção contra fraturas;
- Proporcionar mais energia ao organismo, assim como diminuir os riscos de aparecimento de doenças, como anemia e câncer.
Uso variado na culinária
Nascido em terras asiáticas predominantemente frias, o grão-de-bico é um alimento versátil e que pode ser utilizado, de preferência cozido para preservação dos nutrientes, em receitas diversas, incluindo as veganas e vegetarianas já que sua origem é vegetal.
Além de poder ser empregado no lugar de alimentos de origem animal, como carnes e derivados variados, o ingrediente também aparece com frequência como um dos principais substitutos do feijão, provavelmente a leguminosa mais famosa do Brasil.
De caráter granulado e com sabor que remete a nozes, o grão-de-bico tem seu uso geralmente relacionado a pratos como cremes, lanches, patês, saladas e sopas, embora também possa figurar como um dos componentes de refeições principais.
–
Grão-de-bico é a sua leguminosa preferida? Quais receitas com esse alimento você tem o costume de consumir no dia a dia? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já publicamos aqui no Blog do Pão!