O rosto é uma das partes do corpo que mais precisam de cuidados. Embora existam homens que pensem que investir em cuidados para a pele seja sinônimo de desperdício de tempo, exemplificativamente, introduzir ao dia a dia o hábito de tratar o local pode ser mais simples, fácil e prático do que se imagina.
Além de estar diretamente ligada a uma rotina de higiene e cuidados pessoais, a limpeza de pele masculina também oferece benefícios à saúde do rosto. Afinal, é comum ele poder apresentar cravos, espinhas, pelos encravados, oleosidade ou ressecamentos etc. Portanto, com a retirada de bactérias, células mortas e outras impurezas que se encontram no local por causa da poluição, por exemplo, alguns dos fatores que podem ser observados na pele são:
- Renovação das células;
- Diminuição de manchas;
- Desaceleração do envelhecimento precoce;
- Maior firmeza, fortalecimento e elasticidade;
- Entre outros.
Limpe sua pele com sabonetes faciais
Se você utiliza qualquer sabão ou sabonete que estiver ao alcance das suas mãos no momento em que vai lavar o rosto, saiba que essa deve ser a primeira mudança a ser feita na sua rotina. Afinal, a pele de cada região do corpo apresenta necessidades únicas, e a do rosto é mais sensível do que as demais. Por isso, sabonetes são fabricados com finalidades específicas.
De forma geral, a pele masculina tem como características ser oleosa, a presença de pelos, poros dilatados, e textura mais áspera e grossa. Portanto, além de um sabonete indicado para a região realizar uma limpeza profunda, ele também pode contribuir para uma pele mais macia e lisa.
Lembre-se de lavar o local com delicadeza, após acordar e antes de dormir, e enxaguá-lo com água, preferencialmente fria, combinado?
Esfolie a região eventualmente
A esfoliação é uma das dicas mais importantes em se tratando de limpeza de pele masculina, já que ela pode auxiliar no desencravamento de pelos, na desobstrução de poros, na renovação e eliminação de células, e ainda na estimulação de maciez.
Essa técnica também não é demorada e deve ser feita com produtos recomendados dermatologicamente. Entretanto, no máximo duas vezes por semana.
Pelo fato de a pele do rosto ser sensível, e pelos produtos conterem partículas capazes de esfoliar a pele, o processo deve ser feito em movimentos circulares suaves e durar tempo suficiente para que todo o local seja tratado. Realize à noite, depois da limpeza rotineira com sabonete facial, e enxágue com água fria.
Mantenha o local sempre hidratado
Seja após o processo de limpeza ou esfoliação, a hidratação é fundamental para a saúde da pele do rosto, pois ela é responsável por promover elasticidade, luminosidade, maciez e viço, além de ajudar a protegê-la contra agentes externos, como a poluição, que coopera para o envelhecimento precoce.
Assim como para o caso de sabonetes, existem cremes específicos para a região, uma vez que ela tem necessidades diferentes do resto do corpo.
Sendo assim, escolha o produto de sua preferência e faça a aplicação no local, igualmente com sutileza e em movimentos circulares. Além disso, hidrate na mesma frequência em que realiza a limpeza: diariamente, pela manhã e à noite. No entanto, não se esqueça de que é preciso que o produto aja na sua pele. Por isso, não enxágue.
–
Gostou das nossas dicas de como fazer uma limpeza de pele masculina em casa? A consulta a um dermatologista ajudará você na descoberta dos melhores produtos para o seu rosto. Confira também outros posts sobre saúde que já fizemos aqui no Blog do Pão!