Para chegar sempre fresquinhos à sua mesa, os nossos pescados passam por um rigoroso processo de qualidade. Desde a escolha de fornecedores qualificados, até o respeito ao meio ambiente e às espécies, tudo é pensado para que você e sua família tenham à disposição os melhores e mais saborosos produtos para uma alimentação rica e saudável.
Que tal entender como funciona nossa cadeia de sustentabilidade?
Passo a passo da chegada dos pescados
1
Vindas de várias regiões do país e do Chile (salmão), os pescados frescos são recebidos no Entreposto de Pescados do GPA.
2
Os peixes, moluscos e alguns crustáceos são lavados em água hiperclorada, diminuindo a carga bacteriana e garantindo a qualidade dos produtos. São acondicionados em caixas higienizadas/sanitizadas e cobertos com quantidade de gelo adequada, para manter a temperatura de 0°C a 4°C, processo que prolonga o frescor e a qualidade dos produtos.
3
Os pescados passam por um processo rigoroso de inspeção e seleção. Tudo é acompanhado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA).
4
Durante todo o processo, a cadeia de frio é mantida nos níveis de temperatura exigidos pela legislação e as boas práticas de fabricação e manipulação são atendidas.
5
São realizadas análises microbiológicas e físico-químicas dos produtos, periodicamente, o que proporciona a segurança alimentar dos pescados.
6
Com os pescados congelados, o procedimento de recebimento é similar, porém, em entreposto frigorificado, há inspeção de todas as cargas e armazenamento dos produtos em câmaras frias, respeitando a temperatura indicada. A maioria de nossos produtos possui selos de empresas certificadoras quanto à produção e sustentabilidade.
7
Produtos filetados, congelados e secos salgados vêm dos melhores produtores do Brasil e do mundo, como Noruega e Portugal, e também passam por um processo de inspeção de qualidade, garantindo a temperatura ideal e os padrões de qualidade exigidos.
8
O transporte dos pescados frescos e congelados até as lojas é realizado em veículos refrigerados, com controle de temperatura, o que colabora para o seu frescor até o ponto de venda.
9
Para que estejam sempre fresquinhos para você e sua família, nas lojas, os pescados são armazenados em câmaras frigorificadas, manipulados de acordo com as boas práticas e expostos em balcões refrigerados com temperatura adequada, segundo as exigências da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).
Cuidados com os pescados e seleção de fornecedores
Visando proteger as espécies, alguns pescados possuem época adequada de pesca para garantir que sua fase de reprodução não seja prejudicada. Essa determinação é chamada de Período de Defeso e todos os pescados que chegam às lojas atendem a essa regra de sustentabilidade.
Além disso, todos os fornecedores de pescados do Pão de Açúcar possuem o certificado da origem dos pescados (Registro Geral de Pesca – RGP) e cumprem com as legislações dos órgãos fiscalizadores (IBAMA, MAPA, MMA).
Segurança para as espécies e para o meio ambiente
O Pão de açúcar também não comercializa espécies em possível risco de extinção, como garoupa e badejo, mesmo com a permissão da legislação. Em contrapartida, oferecemos uma grande variedade de espécies tipicamente brasileiras e igualmente saborosas!
Nós também garantimos a obediência da regra de tamanho mínimo para comercialização, estabelecida para algumas espécies:
–
Conheça outras ações e dicas de sustentabilidade do Pão de Açúcar. Acesse nossas publicações do Blog sobre o tema!
janeiro 13, 2019
Boa tarde, como vocês avaliam segurança quanto a quantidade de mercúrio nos peixes vendidos?
Obrigada,
Sabrina
janeiro 14, 2019
Sabrina, tudo bem?
Todos os pescados frescos e congelados comercializados no GPA passam por um processo rigoroso de inspeção de qualidade em acordo com o SIF (Serviço de Inspeção Federal) que é monitorado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Dentro dos parâmetros exigidos pelo ministério para análises microbiológicas e físico químicas dos pescados comercializados no país está a análise de mercúrio, que se enquadra no PNRC (Plano Nacional de Controle de Resíduos). Nossos produtos estão em conformidade com os resultados exigidos pela legislação. 🙂
Para pescados, no Brasil a tolerância em 0,5mg/kg, para pescado não-predador e 1,0mg/kg para pescado predador. As espécies comercializadas pelo Grupo Pão de Açúcar são inspecionadas na CD de Pescados frescos e congelados, recebidas de fornecedores que contemplam o PNCR.
outubro 17, 2019
Bom dia.
Este procedimento é feito em todos os estados? Aqui em Fortaleza acho que não, pois tenho visto o fornecedor de peixe fresco fazendo entrega nas lojas do Extra num carro aberto e todo sujo, escorrendo sangue e mau cheiro.
Este cuidado que vocês têm no Sul do país não está sendo utilizado aqui no Nordeste, tenho certeza que não sabem nem o que e PNRC (Plano Nacional de Controle de Resíduos).
janeiro 15, 2020
Olá, Sergio. Tudo bem? Todos os nossos fornecedores do Nordeste passam por avaliação de seus processos e são qualificados para entrega dos produtos diretamente em nossas lojas. Quando recebemos o seu comentário, entramos em contato com os responsáveis para reforçar o atendimento às boas práticas durante entrega nas lojas 🙂
Em relação ao PNCR, acompanhamos, por meio de avaliação amostral, todas nossas indústrias e entrepostos pesqueiros, para que os mesmos estejam de acordo com as concentrações estabelecidas pela legislação no residual do produto de origem animal final.
Permanecemos à disposição para outros esclarecimentos 🙂
novembro 11, 2019
Gostaria de saber a procedência do atum fresco vendido nas Peixarias do Pão de Açúcar.
janeiro 15, 2020
Olá Tatiana, tudo bem? De qual loja/estado você gostaria de saber a procedência? Pois a mesma varia de acordo com o lote recebido e podemos rastrear a área de Pesca através do RGP (Registro Geral da Atividade Pesqueira) do produto. 🙂