O prosecco é um dos espumantes mais amados do mundo, perfeito não só para brindar momentos especiais, mas também para trazer presença no seu dia a dia com a apreciação de um bom vinho. Mas você sabia que existem diferentes tipos deste espumante e que saber como escolher um bom prosecco exige conhecer suas características únicas?
É por isso que estamos aqui hoje. Conheça a seleção que fizemos para que você saiba escolher o melhor prosecco para o seu gosto e para as ocasiões em que for servi-lo, para que todos os brindes possam ser memoráveis. Vamos lá?
Tipos de prosecco
Antes de abrir uma ou outra garrafa, é importante saber que nem todo prosecco é igual. A principal diferença surge no nível de doçura, um ponto que faz toda a diferença no sabor e na harmonização (e até para você preparar seus drinques favoritos).
Veja quais são os principais tipos de prosecco e com o que eles combinam:
Prosecco Brut Nature
Para os fãs de um sabor intenso e extremamente seco, o brut nature é a escolha que vai agradar em cheio. Com menos de 3 gramas de açúcar por litro, ele entrega frescor e intensidade em um gole só.
Prosecco Brut
O queridinho dos amantes de espumantes secos! Com até 12 gramas de açúcar por litro, o brut é fresco, elegante e perfeito para quem gosta de sabores mais discretos. Combina super bem com frutos do mar, sushis e saladas.
Prosecco Extra Dry
Com esse, as coisas começam a ficar um pouquinho mais doces, indo de 12 a 17 gramas de açúcar por litro. O extra dry é o meio-termo que agrada a maioria, ideal para aperitivos ou uma massa com molho leve e menos ácida.
Prosecco Dry
Se você gosta de sentir um toque mais doce no paladar, o dry é para você. Com 17 a 32 gramas de açúcar por litro, ele é uma ótima pedida para pratos agridoces ou sobremesas leves e discretas.
Prosecco Demi-Sec
Esse é o espumante para quem não resiste a uma pontinha mais doce mesmo. Este tipo de prosecco traz de 32 a 50 gramas de açúcar por litro e é perfeito para acompanhar as sobremesas, inclusive frutas frescas.
Prosecco Doce
Com mais de 50 gramas de açúcar por litro, o prosecco doce também pode ser a estrela de qualquer sobremesa que você queira oferecer. Bolos e doces cremosos de festas de casamento, por exemplo, nunca foram tão bem acompanhados, garantindo um contraponto seco bem interessante.
Prosecco para cada ocasião
Já deu para perceber que o prosecco é um verdadeiro coringa para qualquer almoço, jantar ou brinde especial, não é? E isso significa que sempre há um tipo de prosecco certo para servir a cada momento.
Celebrações e brindes
Vai comemorar algo importante? Aposte no prosecco brut ou brut nature. Eles são sofisticados, elegantes e deixam qualquer brinde mais especial.
Almoços, brunch ou jantares
Para acompanhar pratos leves ou massas, escolha o extra dry ou o dry. Eles equilibram os sabores e não roubam a cena — além de serem opções que podem ser ótimas sugestões para qualquer horário, do brunch ao jantar.
Sobremesas e momentos doces
Se o clima é descontraído e cheio de doçura, vá de demi-sec ou doce. São os parceiros perfeitos para sobremesas ou até para aquele momento relax no sofá.
Dicas extras de harmonizações
Quer elevar sua experiência com o prosecco? Como todo bom vinho, as harmonizações certas fazem sempre toda a diferença. Olha só como combinar:
Frutos do mar
Proseccos mais leves vão muito bem com camarões grelhados, ostras e carpaccio de peixe são combinações clássicas e imbatíveis.
Queijos leves
Queijos como mozzarella de búffala, brie e ricota são opções que casam perfeitamente com as notas frescas do prosecco.
Frutas frescas
Nem só de salgado vive a harmonização do prosecco, e uma boa dica é combinar com morangos, pêssegos e framboesas. Elas não só decoram, mas também complementam o sabor do espumante.
Origem e maturação do prosecco
O prosecco tem raízes profundas na região de Vêneto, na Itália, especialmente nas colinas entre Conegliano e Valdobbiadene.
Feito pelo método Charmat, ele passa por fermentação em tanques de inox, garantindo sua leveza e efervescência. A maturação da levedura dura de 30 a 60 dias, o tempo suficiente para criar aromas frutados, que são a marca registrada da bebida.
Composição com uva Glera
A alma do prosecco está na uva Glera, que é responsável por seu frescor e notas frutadas, sabia? Essa é uma variedade originária das terras do Vêneto. Ela se transformou na base dessa bebida tão amada mundo afora, graças ao seu toque bem leve.
Apesar disso, alguns rótulos, hoje, também trabalham com o blend de outras uvas. É o caso de Verdiso e Pinot Bianco, que enriquecem ainda mais o sabor.
Pronto para escolher o prosecco perfeito
Agora que você sabe tudo sobre como escolher um bom prosecco, é só planejar a ocasião para que ele possa ser usado: seja uma celebração, ou um almoço para relaxar. E para brindar, lembre-se que o Pão tem uma grande seleção de proseccos para você — e nós temos mais conteúdos que podem ajudá-lo, como dicas para servir espumante e a diferença entre espumante, vinho frisante e champagne.
Explore, experimente e aproveite cada bolha com estilo. Saúde!