O vinho verde é um clássico português. Esse vinho jovem, leve e extremamente refrescante é produzido no Noroeste desse país e pode ser branco, tinto ou rosé (e não verde, como a grande maioria das pessoas pensa).

O nome Verde, dado a esses vinhos, é um assunto que já discutimos em outro artigo aqui no blog. O que você precisa saber sobre um legítimo vinho verde é que ele é uma bebida com uma discreta sensação efervescente, teor alcoólico mais baixo e muito saboroso.

Mas por ser um vinho tão característico, como posso combiná-lo com pratos do meu dia a dia? Separamos para você algumas dicas de harmonização dessa bebida!

Refeições leves e equilibradas

Vinhos discretos e leves combinam muito bem com pratos igualmente equilibrados. Assim eles não vão ofuscar ou comprometer seu sabor. Por isso é que os vinhos verdes vão tão bem com saladas, carnes brancas, tapas e outros pratos discretos e bem leves. Dê preferência, nesses casos, para os brancos e rosés.

Sushis e Sashimis

Você vive procurando um vinho para harmonizar os peixes da culinária japonesa? Então o vinho verde é a pedida certa. Por ser leve, discreto, ácido e muito refrescante ele é perfeito para os suaves sabores dos sashimis e sushis.

harmonização de vinho verde - japonês

Frutos do mar e peixes

Vinho verde e frutos do mar parecem que nasceram um para o outro. As características dos três tipos de vinho combinam muito bem com a delicadeza de pratos feitos com camarão, polvo, mariscos e peixes como o salmão e o atum.

Não importa se você vai investir em massas, tortas, risotos ou pratos em que esses ingredientes são a estrela principal: o vinho verde é uma excelente companhia para todos eles.

Frituras em geral

Para quem é fã de uma fritura – como um bolinho de arroz, uma batata frita ou até um frango a passarinho – você sabia que o vinho verde pode ser imbatível para equilibrar esse sabor? A acidez da bebida ajuda a tornar a gordura menos pesada e enjoativa, deixando os pratos feitos com frituras ainda mais irresistíveis!

harmonização de vinho verde - bolinho de bacalhau

Pratos tipicamente portugueses

Se o vinho verde é uma produção exclusivamente portuguesa, por que não harmonizar esses rótulos com um prato típico da região? Essa é uma bebida perfeita para acompanhar as mais diversas receitas de bacalhau, o arroz de polvo, a francesinha, as sardinhas, o caldo verde e, é claro, o bolinho de bacalhau!

harmonização de vinho verde - sardinha

Você nunca provou um vinho verde antes? O que está esperando para conhecer um dos grandes vinhos do Mundo? Conte para a gente as suas impressões sobre essa bebida!