Quando você vai escolher um vinho e pede ajuda a um especialista nessa bebida, muito provavelmente é questionado por ele sobre a preferência por um vinho encorpado ou leve.
Encorpado, como você sabe, é o termo que classifica o “corpo” do vinho. Em poucas palavras, é a característica de um vinho que parece pesado e marcante no paladar, com mais taninos e maior teor alcoólico.
O vinho leve, por sua vez, é exatamente o oposto, com menor concentração de taninos e álcool. Por conta dessas características é que muitas pessoas os consideram opções mais fáceis de beber.
Mas você sabe identificar um vinho leve pela garrafa? Te ajudamos nessa tarefa!
Principais características de um vinho leve
Um vinho leve, apesar de fácil de beber, não deixa de ser uma bebida de qualidade. Ele é produzido com uvas que tem menos corpo e menor teor alcoólico, mas que contam com fragrância mais presente e coloração mais delicada.
São, portanto, de maneira geral vinhos mais aromáticos, mas menos complexos no sabor – o que os tornam mais convidativos para saborear mais de uma taça por vez.
Uvas que produzem vinhos leves
A escolha da uva pode ser um fator que ajuda a definir a produção de um vinho leve – apesar de não ser a única variável para esse aspecto. Elas apresentam espessura de casca, concentração de açúcar e de taninos bem diferentes das uvas que tradicionalmente produzem vinhos encorpados.
Algumas das uvas que podem produzir bons vinhos leves são:
- Pinot Noir;
- Pinotage;
- Garnacha;
- Gamay;
- Barbera.
É importante lembrar que técnicas de vinificação também podem influenciar no corpo do vinho. Por isso, você pode encontrar outras opções de bebidas leves, porém produzidas com outras cepas.
Vinho leve X Vinho suave
Na busca por um vinho leve para comprar, você provavelmente vai se deparar com rótulos que se identificam como “vinho suave”. Apesar de serem termos parecidos, é importante lembrar que as duas bebidas têm características de sabor e aroma bem diferentes.
O vinho suave é um vinho produzido com uvas “comuns”, como a Niágara, Isabel ou Concord. Por isso são bebidas com maior teor de açúcar, com aroma e sabor adocicado e, em algumas situações (não todas), de qualidade inferior.
Harmonizando vinhos leves
Além de serem bebidas mais fáceis de consumir, os vinhos leves também são ótimos para harmonizar com diferentes pratos e valorizar seu sabor.
Como tem acidez mais elevada e menor concentração de taninos, eles são ótimos para acompanhar pratos mais gordurosos, mais refrescantes ou delicados. Por isso, são perfeitos para harmonizar com:
- Queijos brancos macios;
- Pizzas vegetarianas;
- Peixes;
- Carne de frango;
- Massas com molho de tomate.
–
Quer aprender mais sobre o universo dos vinhos? Acesse nosso Glossário com todos os termos que você precisa conhecer sobre essa bebida!
fevereiro 23, 2019
Muito feliz a divulgação através do site sobre o vinho e suas variantes. Parabéns pela iniciativa.
fevereiro 25, 2019
Que bom que gostou, Vicente!
fevereiro 25, 2019
Sou grande apreciadora de vinhos rose e branco. Agora estou aprendendo, com vcs, o porquê me sinto bem consumindo…. obrigado pela grande iniciativa!!!
fevereiro 25, 2019
Ficamos felizes em ouvir isso, Marilia! Obrigado <3
julho 20, 2020
Estou iniciando o consumo de vinho tinto e gostaria de ínformacões a respeito de vinho leve e de preço até 50,00.
julho 21, 2020
Oi, Carmen! Tudo bem? Já deu uma olhadinha no nosso site? paodeacucar.com 🙂