Com a chegada do calor e as épocas de chuva, o repelente é um produto essencial para se ter sempre em mãos. Mas, com tantas opções para levar para a casa, como saber qual o melhor produto para sua necessidade?

Fizemos um pequeno comparativo para lhe ajudar a encontrar qual o melhor repelente: spray, creme, natural ou elétrico!

Repelentes naturais

melhor repelente - natural

Os repelentes naturais são aqueles que você mesmo prepara em casa, ou que é produzido a partir de ingredientes naturais, sem químicos.

Alguns bons exemplos desses repelentes são:

A grande vantagem desses repelentes é que eles não contam com restrição de uso, por serem naturais. Entretanto, sua ação não tem eficácia comprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por isso, muitos médicos e especialistas recomendam o uso de outros tipos de repelente.

Repelentes elétricos

melhor repelente - elétrico

Os repelentes elétricos são aqueles colocados na tomada, que liberam o produto no ambiente em que é conectado. São alternativas bastante eficientes para proteger cômodos da casa, especialmente no período da noite.

Seu uso, no entanto, deve ser feito com cautela, especialmente em ambientes com crianças menores de dois anos de idade. Como são produtos químicos, podem oferecer o risco de intoxicação para elas, que são mais sensíveis.

Existe outra opção de repelente elétrico que é o ultrassônico. Também posicionado na tomada, esse repelente não usa produtos químicos, mas sim ondas sonoras que afastam insetos. Essa é uma alternativa interessante para usar no quarto de crianças ou pessoas sensíveis.

Repelentes de creme

melhor repelente - creme

Esse tipo de repelente, também chamado de tópico (por ser aplicado na pele) ou loção, tem uso diário indicado. Os cremes precisam ser espalhados por toda a pele exposta para proteger contra a ação dos insetos.

O repelente de creme é uma ótima opção para as rotinas em casa, no trabalho ou escola, que não envolvam prática de atividades físicas, piscina ou praia, visto que podem sair com facilidade com o suor.  Lembre-se que, para funcionar corretamente, ele precisa ser bem aplicado e espalhado na pele.

Vale lembrar que, para crianças, existem produtos específicos que minimizam o risco de intoxicação.

Repelentes de spray

melhor repelente - spray

Com a mesma eficiência dos repelentes de creme, a opção de spray também é tópica e deve ser aplicada na pele exposta, diariamente. Sua vantagem com relação ao creme é a facilidade de aplicação, visto que basta borrifar o conteúdo por todo o corpo (e finalizar a cobertura do produto com a ajuda das mãos).

Esse é o tipo de repelente indicado para dias mais quentes, práticas de esporte, praias e piscinas, visto que são mais resistentes à ação do suor. Ainda assim, é preciso ter cuidado ao aplicá-lo para não deixar cair nos olhos e boca.

Seu uso em crianças com idade menor que dois anos também não é indicado.

Para garantir a eficiência desses produtos, é preciso seguir a orientação de aplicação do fabricante.

A escolha do melhor repelente para você depende de vários fatores, como a sua dedicação ao uso correto do produto e também qual é a opção mais recomendada para sua saúde. Por isso, mesmo com as informações acima, conte com a ajuda de um médico para fazer a escolha certa!

Quer tirar algumas dúvidas sobre o uso de repelentes? Confira esse artigo que preparamos para você sobre o assunto!

Repelentes_Blog_verao_2201