O tomate é um alimento que não pode faltar na mesa do brasileiro, não é mesmo? Seja na salada, no molho ou até no suco, o tomate, em todas as suas formas e tipos, é um verdadeiro sucesso.

Que tal conferir algumas curiosidades sobre esse alimento?

curiosidades sobre o tomate - texto

1- O tomate é uma fruta

É isso mesmo que você leu (e provavelmente já sabia). O tomate é chamado de legume, mas na verdade, é classificado como uma fruta, por ser o fruto da planta Tomateiro.

Mas e quem disse que fruta não combina com salada, não é mesmo?

2- Rico em licopeno

O tomate é um alimento muito pesquisado e valorizado por especialistas em saúde. O motivo de tanto interesse em torno desse fruto é a sua grande concentração de licopeno, um antioxidante natural.

O licopeno tem uma enorme capacidade de controlar a ação de radicais livres no corpo humano e também auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.

3- Fonte de vários outros nutrientes

Comer tomate é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Ele é rico em vitamina C, vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, potássio e cálcio.

4- Não é um alimento de origem europeia

O tomate é um dos alimentos mais consumidos em alguns países da Europa, como Itália, Espanha e Grécia. Mas, você sabia que ele não é um produto europeu? O tomate é originário das Américas e foram levados para a Europa por colonizadores.

O sucesso do fruto foi tão grande que hoje países como a Itália são famosos por seus próprios cultivos do alimento.

curiosidades sobre o tomate - versatilidade

5- Cultivamos quase todos os tipos de tomate no Brasil

O Brasil é um país com clima e terreno muito fértil para o cultivo de vários tipos de alimentos. Por isso, cultivamos praticamente todos os tipos de tomate por aqui, facilitando o acesso a esse tipo de alimento.

Tomate cereja, Débora, Italiano, Caqui, Mesa e Grape são algumas das variedades mais populares que podem ser cultivadas aqui.

6- Existem tomates perfeitos para saladas e outros para molhos

Você pode escolher qualquer tipo de tomate para colocar nos seus pratos, saladas ou preparar molhos. Mas existem variedades mais indicadas para cada tipo de receita, por conta de suas características.

Os tomates Caqui, cereja, grape, por exemplo, são ideais para consumo em salada ou receitas em que eles são usados in natura. As variedades Débora, Italiano, Mesa e Santa Clara podem ser consumidos em saladas, mas são perfeitos para molhos.

7- Atenção com os agrotóxicos

O tomate é um dos frutos que mais absorve agrotóxicos que entram em contato com sua pele durante o cultivo (assim como o morango, alface ou beterraba). Por isso, é sempre interessante conhecer a origem do fruto que você está levando para a casa.

Para você o tomate é um item que não pode faltar na sua casa – ou na sua mesa? Conte pra gente como gosta de usá-lo na cozinha!