O brasileiro é apaixonado pelo tradicional cafezinho. A gente gosta tanto dessa bebida que até acha estranho quando o café é preparado de uma maneira que não estamos acostumados a consumir.

Outro povo que é completamente apaixonado por café é o americano. E se você acredita que o café americano tradicional é aquele espresso completo com água, está enganado. O café americano típico é um filtrado – suave e saboroso – ideal para servir em grandes canecas da bebida.

Que tal aprender a fazer esse tipo de café em casa?

Escolha o seu grão favorito

café americano - grão

O preparo de um bom café americano começa sempre na escolha do grão que você vai usar no filtrado. Se tiver um moedor em casa, o ideal é sempre optar por comprar o grão inteiro e moer logo antes de preparar o café. Caso não tenha um moedor, compre o pó pronto, mas lembre de sempre de guardá-lo em um recipiente fechado, longe da luz e do contato com o ar.

A escolha do grão de café vai variar de acordo com o seu gosto para essa bebida. Existem opções mais adocicadas, mais fortes, mais suaves e mais ácidas. Na grande maioria dos rótulos é possível encontrar essas informações sobre o produto que você está adquirindo.

Use o filtro de papel (ou a cafeteira elétrica)

café americano - filtro

Para preparar o café americano você vai utilizar o método de filtragem. Ele pode ser feito com a ajuda de água quente e um filtro de papel ou na cafeteira elétrica (que utiliza os mesmos princípios).

Basta acrescentar o volume de pó de café desejado no filtro de papel (lembre-se que quanto mais pó, mais concentrado ele ficará) e, em seguida, passar água quente para preparar a bebida. Atenção à temperatura da água: ela não pode estar muito quente, pois pode prejudicar o sabor do seu café. Por isso, depois que a água ferver, espere alguns minutinhos para “passar” a bebida.

Sirva, quente ou gelado, em uma caneca

café americano - caneca

Por ser um café mais suave e fácil de beber, os americanos gostam de consumir o filtrado em grandes canecas ou tumblers (que é o nome dado para os copos térmicos utilizados para transportar a bebida).

café americano - tumbler

O ideal, portanto, é servi-lo da mesma maneira na sua casa, quentinho. Para quem gosta de café gelado, acrescentar alguns cubos de gelo pode ser uma boa ideia também (a não ser que você queira testar um dia o verdadeiro Cold Brew).

É importante lembrar o café americano tem sabor suave, mas não significa que ele é um “café fraco”. O volume de cafeína nessas bebidas também é alto. Portanto, consuma com cautela para evitar desconfortos gastrointestinais, ok?

Você tem o hábito de consumir o café americano tradicional? Ou prefere o cafezinho brasileiro? Aprenda outras maneiras de saborear o seu café de acordo com outras culturas. Confira nosso artigo sobre o assunto!