O fondue é um dos pratos mais tradicionais do inverno, por combinar perfeitamente com dias mais frios. Apesar de parecer extremamente prático, muitas pessoas enfrentam um pouquinho de dificuldade para preparar essa receita, mesmo tendo em casa todos os aparatos necessários.

Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos um passo a passo para você aprender como fazer fondue explorando três receitas clássicas: carne, queijo e chocolate.

Fondue de queijo

como fazer fondue - queijo

Para fazer o fondue de queijo, você pode apostar em duas técnicas: o preparo do fondue com queijos como o emmenthal e o gruyère, ou usar massas prontas próprias para esse tipo de prato.

Fondue de queijos frescos

Modo de preparo:

Corte o dente de alho ao meio e esfregue as metades no fundo da panela onde será preparada o fondue. Adicione à panela os queijos e o vinho branco. Ligue o fogo e vá mexendo o conteúdo até que os queijos formem uma massa bem homogênea. Tempere com sal e pimenta a gosto e depois transfira tudo para a panela de fondue, mantendo o fogo bem baixo – ou desligado – se julgar necessário.

Caso sinta que o conteúdo do fondue de queijo não está tão cremoso, quando ainda estiver no fogo, acrescente mais um pouco de vinho para diluir o volume.

Fondue de queijos com massa pronta

Modo de preparo:

Preparar o fondue com a massa pronta é ainda mais fácil. Use o alho para esfregar o fundo da panela que será usada para a cocção. Coloque um fio de azeite e adicione a massa e o vinho branco. Ligue o fogo e esquente o conteúdo, para depois transferi-lo para a panela de fondue.

Sirva seu fondue de queijo sempre com pães do tipo italiano, que são mais robustos e crocantes, batatas assadas, cenouras e outros vegetais que combinam bem com o queijo. Para quem quer ser criativo, até alguns pedaços de goiabada podem ser usados para mergulhar nesse tipo de receita.

Fondue de carne

como fazer fondue - carne

Para preparar o fondue de carne, você vai precisar de:

Modo de preparo:

Coloque o óleo na panela de fondue com os temperos e deixe esquentar até borbulhar suavemente. Depois é só selecionar a carne que você quer preparar e colocar, com o auxílio dos itens de fondue, no óleo para cozinhar. Quando estiver pronta, mergulhe em um dos molhos de sua preferência e saboreie.

Fondue de chocolate

como fazer fondue - chocolate

O fondue de chocolate, assim como a de queijo, pode ser preparada de duas maneiras: com o chocolate fresco e com a massa pronta.

Fondue de chocolate fresco

Modo de preparo:

Em uma panela a parte, coloque o chocolate e derreta bem com a ajuda do fogo. Quando conseguir uma massa homogênea, adicione o creme de leite para deixá-la mais cremosa. Transfira para a panela de fondue e sirva com frutas como o morango, banana, uvas, damascos, maçã, laranja e outras de sua preferência. Use a criatividade e coloque também marshmallows e bolachas para mergulhar no chocolate.

Fondue de chocolate pronto

Modo de preparo:

Em uma panela à parte, leve ao fogo a massa de fondue de chocolate e esquente bem. Caso perceba que o conteúdo não está macio o suficiente para o prato, use o creme de leite para “diluir” aos poucos. Sirva ainda quente junto com os acompanhamentos para mergulhar na massa.

Uma boa receita de fondue combina muito bem com uma taça de vinho. Que tal conferir nossas sugestões de harmonização dessa bebida com as receitas que apresentamos acima?

blog_fondue_700x400