Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça nosso artigo completo sobre Gin!
–
Se você curte tomar um bom drink para descontrair durante um encontro com a família ou amigos, ou para relaxar após uma longa jornada de trabalho, provavelmente já deve ter ouvido falar do novo queridinho dos bartenders: o Gin.
Apesar de ser considerada uma das bebidas destiladas mais antigas fabricadas pelo homem, o Gin reapareceu nos cardápios de drinks de bares e restaurantes de todo o Brasil como a opção favorita para quem quer provar algo clássico, mas diferente.
Mas por que o Gin voltou a ser, novamente, o centro das atenções quando o assunto é drink?
O Gin nasceu para ser um remédio
Para entender melhor o sucesso do Gin, é interessante explorar um pouco a sua origem e, principalmente, o como essa bebida foi desenvolvida.
A primeira receita da bebida, criada no século XVII na Holanda, foi desenvolvida para ser uma formula alternativa aos medicamentos diuréticos, utilizados para tratar doenças renais. Seu ingrediente principal, o Zimbro, é uma fruta conhecida por seus benefícios ao sistema renal mas que, na forma de medicamento, não resultou em grandes vantagens para os pacientes.
O sabor aromático do Gin, entretanto, conquistou muitos paladares, permitindo sua popularização como uma bebida alcoólica.
Mesmo sendo criado na Holanda, o Gin só se tornou popular quando chegou à Inglaterra e ganhou mais qualidade na sua produção. Os ingleses, portanto, foram os responsáveis por criar as melhores formulações da bebida que conhecemos até hoje, com sabores e aromas característicos.
A fórmula que é engarrafada e distribuída em todo o mundo leva, além do zimbro, algumas ervas e temperos como o milho, a cevada, a canela, o centeio, o coentro e o cardamomo.
A sofisticação é o motivo do sucesso
Apesar de ter sido uma bebida de grande sucesso na década de 80, o Gin caiu em ostracismo com a chegada dos anos 90 e 2000 e a busca por bebidas mais práticas e prontas para beber. O que trouxe esse clássico de volta para as prateleiras de todo o país – e também no mundo – foi exatamente a sua sofisticação, que fez com que a geração de 90 abandonasse a bebida.
Por volta de 2007, os renomados chefs de cozinha europeus optavam por finalizar sua jornada de trabalho em dias muito quentes com uma grande taça de Gin Tônica com bastante gelo. Ao encontrarem a forma perfeita de saborear essa bebida, devolveram algumas receitas ao cardápio de drinks e o sucesso foi instantâneo.
Quem acredita ser fácil preparar uma boa taça de Gin Tônica, por exemplo, não sabe que existem regras e técnicas específicas para montar um bom cocktail. O mesmo acontece com outros drinks derivados conhecidos da bebida, como o Negroni.
Como são saborosos e marcantes, o desafio de se encontrar um bom drink com Gin se tornou tão empolgante quanto tomar uma boa cerveja ou uma taça de vinho especial.
Existem Gins com estilos e sabores diferentes
O Gin é uma bebida que tem como base a fermentação de cereais e alguns produtos destilados, entretanto, os fabricantes costumam fazer suas próprias alterações nas receitas, que permitem a criação de estilos completamente diferentes.
Em resumo, o sabor dessa bebida depende diretamente da quantidade de zimbro, ervas, cereais, especiarias e sementes adicionadas à receita do fabricante. Separamos alguns exemplos abaixo:
- Clássico: é seco e com sabor predominante do zimbro. Apresenta toques cítricos e picantes.
- Cítrico: seu sabor tem notas de laranja, tangerina, limão ou grapefruit.
- Aromático: a presença das especiarias é bem forte. Pode ter notas de canela, coentro, cardamomo e noz-moscada.
- Herbal: o forte dessa receita é o sabor de ervas como o tomilho, a hortelã, o alecrim e o manjericão.
- Floral: desenvolvido com aromas de flores e frutos como a flor de uva verde, o cassis, a violeta e o jasmin.
Receitas clássicas e imperdíveis
Para aproveitar o melhor do Gin, nada mais apropriado do que saborear suas receitas clássicas e que tornaram essa bebida um ícone da coquetelaria moderna. Que tal conferir essas quatro receitas deliciosas, sofisticadas e práticas preparadas com ele?
Você já está por dentro da moda do Gin? No Pão de Açúcar você encontra vários tipos para levar para a casa e fazer suas receitas favoritas! Vem conferir!
fevereiro 27, 2017
Esqueceram do drink mais famoso do mundo e que é feito com gin, o dry martini, bebida do 007.
março 1, 2017
Realmente ele fez falta em nossa lista, Rafael! Na próxima com certeza vamos incluí-lo. Obrigada pela dica! 😉
janeiro 7, 2018
Verdade ??????
fevereiro 4, 2018
A “bebida do 007” no livro cassino royale é o vesper martini, e não o dry martini, são coquetéis diferentes. No vesper ele pede a adição de vodka e muda o modo de preparo, que origina a clássica frase: “batido e não mexido”.
abril 4, 2018
Este é o meu drink preferido!
abril 4, 2018
Nosso também, Patrício 😉
janeiro 16, 2020
Bom dia, Rafael. O Dry Martini não é feito com Gin, mas com Vermute, cuja marca clássica “Martini” já conhecemos, inclusive como patrocinadora de equipes de F1, como a antiga Brabham-Alfa Romeo e a atual Williams.
abril 4, 2020
Leva gin sim. Da uma olhada em alguma receita coquetéis .
março 22, 2017
Adoro Gin Tônica e Gin Fizz o aroma do Gin , é único !!!
março 23, 2017
Esse aroma deixa qualquer drink com gin irresistível, né, Fani?
março 22, 2017
Também esqueceram do Gin Fizz, uma delícia!!!
março 23, 2017
Oi, Ester. Selecionamos alguns drinks para esse primeiro post, mas com certeza falaremos mais sobre essa bebida por aqui! Agradecemos seu comentário! 😉
março 22, 2017
Na condição de apreciador do gim, recomendo fortemente o livro recém-lançado, “Os Segredos do GIM” de José Oswaldo Albano do Amarante, da editora Mescla. Uma obra única, com a história do produto, receita de coquetéis mais consumidos, inclusive o Dry Martini lembrado pelo Rafael, principais marcas, provas de degustação e relação dos melhores bares. Livro didático e de leitura aprazível.
março 23, 2017
Que legal saber disso, Ricardo! Com certeza vamos fazer essa leitura. Obrigada por dividir com a gente essa dica preciosa e continue participando por aqui!
janeiro 12, 2019
E qual marca vc indica?
março 22, 2020
Excelentes que provei:
Gordon’s Gin
Bombay Saphyre
Gin Tonkeray
março 23, 2020
São excelentes opções mesmo, Fernando 🙂
fevereiro 28, 2019
Vou dar de presente pro meu genro, ele vai abrir em Blumenau o primeiro clube do gim . Obrigada pela indicação , pena que não temos a rede Pão de Açúcar em SC , qdo vou pra Brasília adoro ir nele. Bjos
abril 28, 2019
Bela indicação, Ricardo,
parabéns!!!
março 30, 2017
O COSMOPOLITAN É COM VODKA E NÃO COM GIN!
março 31, 2017
Oi, Gerson. O Cosmopolitan pode ser tanto com vodka quanto com gin! 😉
novembro 23, 2017
O pão de açúcar e muito bom
novembro 23, 2017
<3
novembro 24, 2017
Qual a melhor marca para uma iniciante no mundo do Gin!!!!!
novembro 24, 2017
A marca mais popular e que você mais vê nos bares que aderiram a moda do Gin é a Tanqueray, mas você também pode testar outros também conhecidos como o Bombay, o Seagers e o Hendricks. Vai de acordo com seu gosto! Mas se for bem preparado, qualquer um é uma boa opção para começar! 😉
março 12, 2020
Eu gosto muito do Singers.
É perfumado e saboroso e o preferido da rainha mãe. 💋❤
janeiro 13, 2018
Moro em Serra Negra..temos aqui do lado do nosso sitio a destilaria Hof,tem um gin interessante….
fevereiro 1, 2018
Sempre fui fã do Gin, mas essa retomada e divulgação da bebida, pela novela da TV Globo foi incrível. Ultimamente uso o tradicional gin tônica e para dar um toque especial em comidas frias, tipo maionese de camarões, ou tropical no abacaxi…Gostaria de obter as receitas dos Drinks, poderiam enviar-me? Muito obrigada.
fevereiro 1, 2018
Ei, Ana! As receitas você encontra no finalzinho desse post, clicando no link ao final do texto! Mas pode encontrar aqui também: https://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/drink-com-gin-receitas-classicas
😉
março 19, 2018
Tem gim produzido no Brasil muito bom! Já provaram o gim Virga?
junho 2, 2018
Pena que a tonica vendida no Brasil eh de pessima qualidade ę muito doce.
maio 1, 2019
Concordo em gênero, número e grau com o Marcelo!! Muito dificil encontrar tônica de qualidade, a maioria é puro açúcar, estraga o drink. A exceção (na minha opinião) é da marca Prata, mas não se encontra facilmente. Boas mesmo são as de 200ml importadas, mas são bem caras.
junho 23, 2018
Um dia fui a um restaurante e pedi um drink. Tava tão gostoso que fui procurar a pessoa que o fez para dar os parabéns.. rs… Incrementou com morangos.. nossa.. e qndo ele me disse que era gim nem acreditei. Muito bom! Uma delícia! Imaginei que pelo teor alcoólico fosse uma bebida horrível mas me surpreendi. Agora é minha bebida favorita!! 😋
junho 25, 2018
A gente também adora o Gin, Kátia 😉
agosto 31, 2018
Deu até vontade de tomar uns bons drink!
😀
agosto 31, 2018
Né? 😛
setembro 14, 2018
Comprei o Gin Flowers nacional e adorei !!!! Parabéns pela escolha das marcas
setembro 17, 2018
Que bom que gostou, Selma 🙂
setembro 23, 2018
Embora a volta do fim possa ter ocorrido pelo bartender como foi colocado. Eu acredito mais na possibilidade de ter sido a utilização bem destacadas pela personagem de Glória Pires na Globo. Onde ela se tornou dependente pelo uso excessivo do álcool. Eu acredito nessa opção. Pq foi um boom muito próximo a esse fato
outubro 10, 2018
Belo artigo do blog. mas seria interessante também abordar muitas receitas retrô como o Manhattan (perdi a receita.
Parabéns mais uma vez
outubro 11, 2018
Obrigado pelo elogio e pela sugestão, Cezar!
novembro 11, 2018
Inaugurei meu primeiro gim tônica ontem e fiquei curiosa para saber sobre essa bebida de sabor exótico e sua origem, achei esse simpático espaço, parabens!!
novembro 21, 2018
Volte sempre, Cláudia! É um prazer saber que podemos ajudar.
janeiro 10, 2019
Preparo o meu Gin com suco de limão, duas fatias de limão, adiciono Schweppes Citrus numa taça com gelo. Sabor super intrigante. Vale a pena provar
janeiro 10, 2019
Vale super! 🙂
fevereiro 1, 2019
O Cosmopolitan é a bebida famosa em Sex on the city! E uma das minhas favoritas ❤️
fevereiro 4, 2019
Nossa também! 🙂
fevereiro 17, 2019
O Clássico Ton Collins feito com Gin caiu no esquecimento, mas vale a reedição.
fevereiro 18, 2019
Nós já falamos dessa deliciosa receita aqui, Ricardo: https://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/drinks-classicos-tom-collins
🙂
abril 12, 2019
O melhor Gin que já tomei foi o Gini.
Refrigerante fantástico, de um tempo que não volta mais e a qualidade dos produtos também não.
Viva o Gini!!!!!!
junho 8, 2019
Delícia de Drink!
Sofisticado! 😉
junho 10, 2019
E não é, Wana? 😛
julho 24, 2019
Eu sempre gostei de Gin, aprendi a tomar com meu pai que sempre teve bar. Eu estava bem contente pois como ele caiu no esquecimento o preço caiu muito. Eu gostava disso. Agora como ele começou a ficar famoso de novo o preço começou a subir, mas ainda tá um preço bom.
julho 25, 2019
O Gin é uma delícia mesmo, Salvaterra! Já deu uma olhada nas nossas opções? https://www.paodeacucar.com/busca?w=gin&qt=12&p=1>=list&utm_source=BlogPDA&utm_medium=HUB&utm_term=Texto 🙂
dezembro 4, 2019
Existem algumas marcas sem adição de açúcar!!
Aqui em SC compro bem baratinho!!
Antártida Zero!!
dezembro 31, 2019
Eu nem sabia o que era Gin, pesquisei agora pq todo dia alguém posta no Instagram… fiquei curiosa, mas é bem caro.
janeiro 9, 2020
Daqui para frente somente Gin.
Em homenagem a Darlene personagem de Marilia Pera em Pé na Cova.
Ela era surreal.
janeiro 17, 2020
Vocês têm BEG e outros Gins brasileiros?
São os florais e herbais mais deliciosos que já tomei!
janeiro 20, 2020
Oi, Liz! Tudo bem? Temos vários gins brasileiros em nosso site 🙂
janeiro 17, 2020
Parabéns pela iniciativa do blogue, só hoje que vi. Gosto do gin com xarope de maçã verde da Monin e água tônica. Fica muito gostoso!!!
janeiro 17, 2020
Oi, Cris! Seja muito bem-vinda 🙂
março 21, 2020
Meu querido amado,pão de açúcar,família e amigos me dizem:Vc ama esse supermercado
Amo,Amo
P ser feliz,até danço qdo entro no mercado e está tocando,Já era cliente do cheftime,os kits de bebidas tem q ter mais destaque,mostra p essas pessoas q gostam de drinks,tenho tds os kits
março 23, 2020
Oi, Shirlei! Que mensagem querida, muito obrigada pelo carinho 🙂
abril 21, 2020
Sei que estamos na era dos coquetéis… Também gosto deles, mas pra mim o melhor é sentir o gosto do gin puro… Assim é possível degustar cada nota de aroma de uma bebida tão mágica quanto o gin…
abril 22, 2020
O Gin puro realmente é um drink incrível de ser degustado, Vitão 🙂
maio 6, 2020
Invento receitas que fica deliciosas. Já experimentaram Gin com Campari? fica uma delicia…. coloque 50 ml de qualquer suco de fruta, com um pouquinho de aç
maio 6, 2020
gin com campari é uma delicia.
agosto 29, 2020
Aqui em casa, aprendemos a tomar gim tônica a pouco tempo e ele está no nosso cardápio fixo. Demos um kit gim para a aniversariante do mês. Linda caixa com várias especiarias.
setembro 3, 2020
Amo Gin 🤩 pena ser tão caro.nunca acho uma garrafa por menos de 100 reais.
setembro 4, 2020
Oi, Jaqueline! Tudo bem? No nosso site, temos ótimas opções por menos de R$ 100 🙂 https://www.paodeacucar.com/busca?w=gin&qt=12&p=1>=list&utm_source=BlogPDA&utm_medium=HUB&utm_term=Texto