As frutas são uma das maneiras mais saborosas e divertidas de adicionar vitaminas, fibras e minerais na alimentação. Que tal conhecer algumas das frutas mais poderosas – e suas características nutricionais – que você pode colocar nas suas refeições?

Maçã

frutas poderosas - maçã

A maçã é uma fruta popular no cardápio do brasileiro, com características muito interessantes para o sistema digestivo e nossa saúde como um todo.

Rica em água, antioxidantes e vitaminas, ela também é uma boa fonte de fibras alimentares, ajudando a controlar o funcionamento intestinal, o nível de glicose no sangue e também o de colesterol.

Ela pode ser consumida isoladamente ou em receitas de saladas, saladas de frutas, doces e sucos!

Pera

frutas poderosas - pera

A pera, assim como a maçã, é uma fruta popular no nosso cardápio, também com boa participação na regulação do sistema intestinal e nos níveis de glicose e gordura no sangue.

Ingerir uma pera por dia também ajuda a aumentar o consumo de vitaminas A e C, além de minerais como o potássio e o fósforo.

Ela pode ser consumida isoladamente, mas também vai muito bem quando preparada assada ou cozida, acompanhando saladas e frios.

Morango

frutas poderosas - morango

Fruta cítrica e adocicada, o morango é uma das frutas favoritas de muitas pessoas. Além da baixa caloria, essa frutinha conta com características importantes para a nossa saúde, como a alta concentração de antioxidantes em sua composição.

Os antioxidantes ajudam a cicatrizar ferimentos, melhoram a circulação do sangue, protegem as células da ação de radicais livres e até aumentam a absorção de ferro, combatendo quadros de anemia.

Ele pode ser consumido isoladamente, mas também adicionado em vitaminas, iogurtes, gelatinas, cereais, saladas, doces e saladas de frutas.

Ameixa

frutas poderosas - ameixa

A ameixa é uma fruta muito conhecida por seus poderes laxativos e também por sua capacidade de ajudar a melhorar o funcionamento do coração. Essas características tão valorizadas da ameixa são uma consequência da presença de fibras insolúveis e de sorbitol em sua composição. Elas melhoram o trânsito intestinal e controlam a circulação de gordura no sangue.

Além disos, a ameixa é rica em vitaminas como A, C, K, complexo B e minerais como o cálcio, ferro e zinco.

É possível consumir a ameixa isoladamente, na forma de sucos, como petisco (quando desidratada) e em vitaminas ou saladas de frutas.

Amora

frutas poderosas - amora

A amora faz parte do grupo das “berries”, como são chamadas as frutas que se desenvolvem em pequenas árvores que parecem arbustos. Ela, além de saborosa, conta com várias propriedades importantes para a saúde. É anti-inflamatória e antioxidante, além de diurética e bastante nutritiva.

Você pode consumir a amora fresca, mas também na forma de sucos, sobremesas, geleias de caldas.

Banana

frutas poderosas - banana

Todo mundo tem um cacho de banana em casa. Essa fruta, tão tradicional e tão comum na mesa do brasileiro, é uma fonte riquíssima em nutrientes e energia para a nossa saúde.

A banana tem vitamina A, cálcio e, principalmente, potássio em sua composição. Isso torna esse alimento uma ótima opção para manter sua musculatura saudável e evitar os indesejados quadros de câimbra. Além disso, é rica em fibras alimentares e ajuda a saciar o apetite!

Você pode comer banana de todos os jeitos: pura, em vitaminas, na salada de frutas, na farofa (sim!), em massa de panquecas, em doces e bolos.

Laranja

frutas poderosas - laranja

A laranja é a fonte mais famosa de vitamina C da nossa alimentação. Além de super suculenta e saborosa, ela é rica nesse antioxidante natural, em energia e também em vitamina A (que é essencial para os olhos).

Outra importante característica dela para a nossa saúde é a sua concentração de fibras alimentares, que ajuda a regular o funcionamento do intestino. Para consumir a fibra da laranja, entretanto, é preciso consumir a sua parte branca e não apenas a sua polpa.

Laranjas são alimentos muito versáteis. Podem ser consumidas puras, fazer sucos, vitaminas, sobremesas, geleias e até compor o seu prato de feijoada!

Qual dessas frutas poderosas você já adicionou na sua alimentação? Conte pra gente!

Quer aprender mais sobre alimentação saudável? Acesse nossos artigos sobre o tema no blog do Pão!