Você já ouviu falar no Aperol? Esse aperitivo é uma das bebidas do momento, conquistando cada vez mais apaixonados por todo o mundo. Para quem está precisando renovar o estoque de bebidas de casa ou provar um drink novo quando estiver curtindo com os amigos, esse pode ser o ingrediente que você estava procurando para viver novas experiências.

Nesse artigo contamos um pouco sobre a origem do Aperol e os melhores coquetéis que você pode preparar com ele. Boa leitura!

Aperol: receita antiga, sucesso recente

o que é aperol - amargor

Apesar de ter se tornado a bebida do verão europeu nos últimos anos, o Aperol é um aperitivo tradicional italiano, criado pelos irmãos Barbieri no ano de 1919, na cidade de Pádua. Desenvolvido à base de uma infusão de diferentes ervas e raízes – em volume e concentrações específicas – essa é uma bebida caracterizada por sua forte coloração laranja e seu grau alcoólico balanceado, não ultrapassando os 11%.

Para quem não sabe o que é Aperol, o primeiro contato com esse aperitivo pode revelar uma surpresa por causa de suas características mais fortes: o amargor que vem associado a uma sensação de refrescância. Exatamente por ser tão único e visivelmente atraente – afinal, os drinks alaranjados feitos com a bebida e servidos em grandes taças com gelo, chamam muito a atenção – é que o Aperol se tornou um sucesso imediato ao ser exportado para outros cantos do globo.

Bebida versátil e marcante

o que é aperol - drink da moda

Apesar de ser considerada uma bebida amarga – o que é, inclusive, uma característica indispensável das bebidas aperitivas – o Aperol não costuma afastar os consumidores que preferem drinks mais suaves. Quando misturado com espumantes – uma de suas combinações mais tradicionais – seu sabor cria uma incrível experiência que oscila entre sabores mais doces e mais amargos.

Uma taça de Aperol harmoniza muito bem com pratos leves, como frutos do mar, frango, tartares e saladas e, por isso, é a pedida certa para quem procura um drink igualmente delicado.

Vale ressaltar que o Aperol não é usado somente para drinks. Sua versatilidade permite que ele também seja ingrediente de receitas doces, como sorvetes, pudins, caldas, mousses e até mesmo cupcakes.

Receitas imperdíveis de drinks feitos com Aperol

Se você é um apaixonado por Aperol como nós somos, não pode deixar de provar as receitas de drinks mais tradicionais feitas com essa bebida:

Aperol Spritz

o que é aperol - aperol spritz

Adicione todos os ingredientes em uma taça do estilo Bordeaux e finalize delicadamente com a fatia de laranja.

Aperol on The Rocks

o que é aperol - aperol on the rocks

  • 100mL de Aperol;
  • Gelo a gosto;
  • Uma fatia de laranja.

Sirva o aperitivo em um copo baixo, geralmente utilizado para whisky, coloque gelo e finalize com a fatia de laranja.

Citrus Martini

o que é aperol - citrus martini

  • 1 shot e meio de vodka;
  • 1 shot de suco de limão siciliano;
  • 1 shot de aperol;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • Gelo a gosto.

Misture todos os itens em uma coqueteleira, bata bem e, com a ajuda de um coador, sirva o conteúdo em uma taça gelada de Martini.

Negroni com Aperol

o que é aperol - negroni

  • 1 porção de gin;
  • 1 porção de vermute;
  • 1 porção de Aperol;
  • 1 casca de laranja;
  • Gelo a gosto.

Adicione, em um copo de whisky, os ingredientes citados misturando levemente. Coloque gelo e finalize o preparo com uma casca de laranja.

Você já sabia o que é Aperol? Gostou de descobrir mais sobre essa bebida do momento? Conte para a gente qual a sua receita favorita com esse aperitivo!

banner_aperol