Para se criar um bom vinho tinto é preciso, primeiramente, ter em mãos uma boa uva. Existem vários tipos de uva para vinho e que são cultivadas em diferentes lugares do mundo. Como bom curioso e apaixonado por essa bebida, é importante que você conheça as principais representantes dessa lista, não é mesmo?

Nós vamos lhe ajudar com essa tarefa. Confira abaixo quais são os principais tipos de uva para vinho tinto e suas características marcantes!!

Cabernet Sauvignon

tipos de uva - cabernet sauvignon

A Cabernet Sauvignon é muito provavelmente a uva mais conhecida e utilizada para produzir vinhos tintos em todo o mundo. Sua versatilidade permitiu que ela saísse dos terrenos franceses onde sempre foi cultivada – na região de Bordeaux – e ganhasse o mundo, fazendo muito sucesso nas Américas (mais especialmente no Chile, Argentina e Brasil).

Essa é uma ótima uva para vinhos encorpados, com taninos mais densos e cor bastante profunda, com aroma marcante de frutas maduras, pimenta, café, tabaco ou terrosos. Ideal para rótulos que precisam envelhecer em garrafa.

Carménère

tipos de uva - carmenere

Você provavelmente conhece a Carménère como a uva do Chile, não é mesmo? Mas antes de ser considerada a uva para vinho tinto mais popular nas vinícolas desse país, a Carménère começou a ser cultivada na França – país de origem dessa cepa. Após chegar no Chile, entretanto, é que essa uva ganhou a popularidade e o status que merece.

Os vinhos feitos com Carménère são encorpados, frutados e apimentados, com taninos também bem presentes.

Malbec

tipos de uva - malbec

A grande maioria das cepas popularmente utilizadas para produzir vinhos tem origem na França. A Malbec é uma dessas uvas, que apesar de ter raízes francesas, veio ganhar popularidade e sucesso na Argentina – país responsável por produzir os melhores rótulos de Malbec do mundo.

Os vinhos Malbec são lembrados por sua característica aromática e um discreto sabor de especiarias, que combinam muito bem com carnes vermelhas. Apesar disso, são macios e saborosos.

Merlot

tipos de uva - merlot

Outra cepa francesa conhecida por seus bons vinhos tintos é a Merlot que, apesar de ter sua origem na região de Bordeaux, produz excelentes rótulos em outros cantos do mundo.

As uvas Merlot são responsáveis por fazer vinhos bastante encorpados, mas macios e bem fáceis de consumir. Sua cor geralmente é de um rubi marcante. Por ser bastante frutada, a Merlot é uma excelente uva para produzir vinhos jovens e que, portanto, não tem longo processo de envelhecimento no barril ou na garrafa – mas que pode surpreender quando aplicado a técnicas de envelhecimento, que deixam seu sabor mais aveludado.

Pinot Noir

tipos de uva - pinot noir

Mais uma francesinha popular, a Pinot Noir é provavelmente a cepa francesa que mais fez sucesso em seu país de origem, por produzir rótulos únicos e premiados em todo o mundo. Essa uva é originária da Borgonha e tem como sua principal característica a produção de vinhos leves e delicados, que são considerados extremamente sofisticados e elegantes.

Por ser uma cepa bastante delicada, ainda é difícil encontrar bons Pinots Noir fora da França. Entretanto, com o avanço das técnicas de cultivo dessas uvas, alguns países de diferentes cantos do mundo têm começado a se arriscar na produção de rótulos com ela – e surpreendido positivamente o mercado dos vinhos.

Semillón

tipos de uva - semillon

Outra uva francesa, mas não tão conhecida quanto as outras apresentadas aqui, é a Semillón. Essa é uma uva bastante particular, que produz vinhos doces, geralmente na região de Bordeaux.

A Semillón também tem sido usada para a produção de vinhos tintos, não apenas na França, como também na região da Oceania, gerando vinhos leves e cítricos quando jovens, mas complexos e aromáticos quando envelhecidos.

Tempranillo

tipos de uva - tempranillo

A primeira cepa não-francesa dessa lista de tipos de uva para vinho tinto é a Tempranillo. Essa uva espanhola, muito popular em seu país de origem, é responsável por criar vinhos jovens, com corpo médio, aroma de ervas e um forte sabor frutado.

Além da Espanha, Portugal e Argentina também produzem bons rótulos com essa uva. Todos exploram suas características ideais para vinhos que não passam muito tempo no barril.

Syrah

tipos de uva - syrah

Uma cepa que tem começado a se tornar mais popular para nós brasileiros, por ter conquistado alguns produtores da América do Sul, é a Syrah. Sua origem também é francesa – mais especificamente do Vale do Rhône – e apesar de ser muito cultivada por lá, a Syrah também é bastante utilizada por vinícolas australianas, uruguaias e argentinas.

Seu vinho é bastante peculiar, com aroma de defumados e especiarias, além de um sabor levemente frutado. Sua cor, ao servir na taça, é bastante intensa e marcante.

Tannat

tipos de uva - tannat

Uva do sudoeste da França, a Tannat, é uma cepa que parece ter nascido para os terrenos uruguaios – tanto é que os vinhos famosos desse país sul americano são todos produzidos com essa espécie.

Os Tannats – tanto franceses, quanto uruguaios – produzem vinhos bastante encorpados, de coloração forte, com notas de torrefação e taninos marcantes. Por isso, recomenda-se que eles sejam consumidos após algum tempo de envelhecimento em barril. Essa característica, entretanto, não impede que muitas vinícolas desenvolvam rótulos que valorizam seus fortes e peculiares sabores.

Sangiovese

tipos de uva - sangiovese

É impossível falar de uvas para vinhos tintos sem citar uma das mais populares cepas da Itália: a Sangiovese. Utilizada para produzir os famosos rótulos da região de Chianti, a Sangiovese é a uva favorita de muitas vinícolas Italianas e é praticamente cultivada somente por lá.

Produz vinhos que podem variar de intensos a leves, de acordo com a região em que a cepa é cultivada, como também com o tempo de barril. Sua característica marcante são as notas que remetem a morangos. Todos, entretanto, têm grande potencial de guarda por um bom período em garrafa.

 

Várias são as uvas disponíveis para criar bons vinhos tintos em diferentes cantos do mundo. Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas das uvas mais populares, você saberia dizer qual é a sua favorita? Conta pra gente!

Banner_conteudos-932x317-Viva_vinhos