Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça nosso artigo completo sobre Vermute!
–
Com o crescente interesse nos drinks de coquetelaria, o brasileiro tem se mostrado cada vez mais aberto a provar novos sabores e descobrir bebidas que, por muito tempo, ficaram desaparecidas do cardápio de bares e prateleiras de lojas especializadas em alcoólicos.
O vermute é uma dessas bebidas que para muito de nós é considerada desconhecida, mas que é indispensável para a preparação de vários drinks clássicos.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a bebida e como você pode – e deve – usá-la?
Bebida de origem italiana
O vermute, apesar de muita polêmica sobre sua real origem, foi inicialmente comercializado na Itália pela empresa Carpano, ainda no ano de 1786. É uma bebida que conta com cerca de 70 a 80% de vinho em sua composição, complementado com substâncias de aromas e sabores diferentes. A canela, o cravo da índia, o cardamomo, noz-moscada, lírio, açúcar e algumas outras ervas são exemplos.
Classificado como um aperitivo – por ser bastante usado para abrir o apetite – o vermute foi desenvolvido durante a Europa medieval para uso medicinal. Seu sabor característico e marcante tornou a bebida popular para comércio em todo o mundo.
Modo de preparo do vermute
A grande maioria dos vermutes é fabricada em países que têm tradição na produção de vinhos. Exatamente por isso é que os tipos de vermute mais famosos são encontrados em países como a Itália e a França.
Sua preparação envolve dois processos. O primeiro é o de infusão, que consiste em deixar as plantas e ervas aromáticas imersas em um recipiente com o vinho, para que ele ganhe sabor e aromas mais amargos. O segundo é o processo de adição de extratos, que são preparados com outras ervas, plantas e um pouco de álcool e, aos poucos, são adicionados ao vinho.
A mistura depois passa por um processo de pasteurização, que além de evitar a contaminação do conteúdo, também impede que a bebida continue fermentando. A próxima etapa é a filtragem e, em seguida, envasamento nas garrafas em que vão envelhecer para alcançar seu sabor, aroma e teor alcoólico – que pode chegar até os 20%.
Tipos de vermute
Os vermutes podem ser classificados em seis tipos diferentes:
- Dry (branco e seco);
- Clássico (tinto e doce);
- Bianco (branco e doce);
- Corrente (tinto e doce);
- Rosé (rosado e doce);
- Punt Mes (tinto e amargo).
Cada um desses vermutes tem características específicas que se adaptam a um tipo de drink ou paladar – caso você opte por degusta-los isoladamente.
Os drinks e a redescoberta do vermute
O vermute pode ser tomado de maneira simples, com um pouco de gelo e um twist de limão. Mas a bebida voltou a ganhar destaque por aqui por conta do seu uso em drinks que estão conquistando o paladar do brasileiro, como o Dry Martini (vermute + gin), o Manhattan (vermute + whisky + bitter) e o Negroni (vermute + gin + campari).
O uso do vermute é uma prática muito comum na coquetelaria, por conta de sua capacidade de reduzir o teor alcoólico dos drinks e deixá-los mais saborosos. Para cada tipo de drink, portanto, existe um vermute ideal. Por isso, é preciso conhecer as características de cada ingrediente das bebidas para poder fazer o mix correto.
–
O vermute é uma tendência que veio para ficar – e que vai aparecer em cada vez mais drinks e copos com gelo e limão. Você já provou ou usou um vermute antes? Conte para a gente!
setembro 13, 2017
Amo Vermute.
setembro 13, 2017
Nós também 😉
setembro 13, 2017
Vermute é sinônimo de aperitivo? Uso aperitivo Saint Remy, vermute ou licor? Gosto do vermute Saint Raphael chamado l’aperitif da France. Vermute? Aperitivo? Licor?
setembro 13, 2017
O vermute é um tipo de aperitivo, Leonel! 😉
julho 19, 2019
Também conheço por apetitivo o Martine e o Cinzano. Eram usados na década de 70 na minha residencia
setembro 14, 2017
O Pão de Açúcar tem variadas marcas de Vermute? Quais?Mauricio
setembro 14, 2017
Tem sim, José!
Se for comprar online, basta digitar na busca a marca que você procura, para saber se temos disponível em estoque ou não. Nas lojas físicas, procure um de nossos funcionários responsáveis pelo setor de bebidas para saber quais vermutes podem encontrar por lá! 😉
outubro 29, 2017
Qual Vermute é o mais apropriado para preparar o Negroni?
novembro 22, 2017
Singrid, o ideal é usar o tinto! 😉
abril 20, 2019
O rosso!
janeiro 30, 2018
Para preparar o negroni sugiro biter 30ml Gin ,30ml campari ,30ml vermute Rosso finaliza com um casca de laranja..
janeiro 31, 2018
Para preparar o negroni sugiro :
30ml Gin ,30ml campari ,30ml vermute Rosso e finaliza com um casca de laranja..
fevereiro 26, 2018
Excelente as dicas, parabéns Pão de Açucar.
fevereiro 27, 2018
Que bom que gostou, Laercio!
setembro 20, 2018
Tenho duas garrafas de vermute de1986, degusto em ocasiões especiais ótimo aperitivo.
setembro 20, 2018
Que legal, Alexandre!
novembro 16, 2018
Faltou o Rabo de Galo. Vermute mais cachaça.
novembro 21, 2018
Essa receita é nova pra gente! 🙂
julho 20, 2020
Tem quase 70 anos o Rabo de Galo. Foi criado em Sampa!
dezembro 29, 2018
Esse rabo de galo era popular nos anis 60, 70….
março 3, 2019
Gosto de um drink, não sei se já batizaram, consegui devido a tentativas de degustação, é composto de 30 ml de gim mais 60 ml de vermute bianco um pequeno pedaço de casca de limão ou laranja espremido, gelo e água tônica.
março 6, 2019
Parece delicioso, Wagner!
março 22, 2019
Qual vermute devo usar para reproduzir o Hanky Panky
março 26, 2019
No Hanky Panky você usa o vermute doce 😉
junho 8, 2019
Qual vermute usar no DryMartini?
Qual rótulo?
junho 10, 2019
Silvia, você pode usar um Vermute seco 🙂
outubro 5, 2019
Como saber se o vermouth é seco ou doce? Eu queria tomar um vermouth e era acostumado a toma o martine, como não tem no mercado eu comprei o contini, achando que seria do mesmo que eu tomava, fui e comprei, só que este que comprei ele é mais forte do que o Martini, este pode ser seco?
outubro 7, 2019
Olá, Daril! Tudo bem? Basta conferir sua quantidade de gramas de açúcar por litro 🙂 Enquanto os secos têm menos de 50g/L, os doces têm 130/150g/L!
dezembro 8, 2019
Posso preparar um Dry Martini com vermouth doce?
dezembro 9, 2019
Oi, Sandra! Geralmente a receita de Dry Martini é feita com Vermute seco, mas se seu paladar gostar da versão com o doce, por que não investir nele? 🙂