A pizza é, sem sombra de dúvidas, um dos pratos favoritos do brasileiro. Ela é uma excelente pedida para uma reunião com os amigos, um almoço descolado e é o prato perfeito para fechar um final de domingo.
Não importa se você vai fazer a sua própria pizza, vai visitar uma pizzaria ou fazer o pedido para um serviço de delivery: o melhor acompanhamento para esse prato é sempre uma boa taça de vinho.
Que tal aprender a fazer a harmonização de vinhos com a sua pizza favorita?
Pizza de atum + Chardonnay
É pizza saborosa, leve e saudável que você quer? Então invista em deliciosas fatias de atum! Para acompanhar, um Chardonnay com passagem por barrica é a pedida ideal! Tim tim!
Pizza de bacon + Malbec
Uma das maiores paixões brasileiras, o bacon aparece aqui numa combinação perfeita com os rótulos Malbec. Com caráter gorduroso, carnudo e intenso, a pizza de bacon harmoniza muito bem com esse vinho concentrado e de sabores profundos e frutados.
Pizza de calabresa + Cabernet Sauvignon
Um dos clássicos das pizzarias de São Paulo, a pizza de calabresa combina muito bem com uma taça de Cabernet Sauvignon. O motivo? A gordura encontrada nesse tipo de linguiça é muito bem acompanhada pelos marcantes taninos dessa uva.
Pizza de cogumelo + Carménère
Tem aquele delicioso Carménère chileno em casa e quer combinar com uma pizza? Pode investir em qualquer uma preparada com cogumelos frescos, como o shimeji, o shitake e até mesmo o champignon. Como esses são ingredientes com sabores terrosos, eles também demandam uma uva que tenha essas características e, por isso, o Carménère é uma excelente pedida.
Pizza de frango com catupiry + Pinot Noir
A pizza de frango com catupiry é uma pizza que foi capaz de unir o sabor suave de uma carne como o frango e a cremosidade do catupiry em apenas uma fatia. Para isso, é preciso um vinho delicado e que não vá competir com a harmonia desses dois ingredientes. O Pinot Noir, que tem corpo leve e discreta acidez, pode ser a escolha certa.
Pizza de mussarela ou marguerita + Sangiovese
As pizzas de mussarela e marguerita são umas das receitas mais clássicas desse prato tipicamente italiano. Por isso, pode ser uma excelente ideia harmonizá-los com uma bebida que vem do mesmo lugar: os vinhos produzidos com a uva Sangiovese, como os bons Chianti. Os taninos discretos, seu toque frutado e sua acidez vão muito bem com uma pizza delicada como essas.
Pizza de pepperoni + Riesling
Para um embutido picante e marcante como o pepperoni, é necessário um vinho ácido, com o sabor discretamente adocicado para contrapor o salgado da carne. Por isso, vinhos produzidos com a Riesling são a melhor opção!
Pizza portuguesa + Merlot
A pizza portuguesa é uma das receitas de mais difícil harmonização com bebidas, visto que é preparada com vários ingredientes completamente diferentes. Para essa complexidade de sabores, a melhor opção de vinho é aquela produzida com a uva Merlot, que é bastante intensa e com corpo suficiente para suportar essa combinação.
Pizza de quatro queijos + Cabernet Franc
Para quem está procurando uma pizza que combina bem com uma taça de Cabernet Franc, a pedida é a quatro queijos, que tem maior teor de gordura e harmoniza bem com a acidez dessa bebida. Escolha rótulos varietais e se surpreenda com o sabor dessa harmonização.
Pizza de rúcula com tomate seco + Sauvignon Blanc
Apesar de ser uma pizza com sabor amargo, esse é um dos recheios mais suaves para quem quer pegar leve na hora de saborear uma fatia. Para pizzas delicadas e com sabor mais herbáceo, a melhor opção é um Sauvignon Blanc, que é discretamente ácido e não vai competir com o sabor da sua fatia.
–
Qual é sua pizza favorita? Você já harmonizou alguma dessas com os vinhos corretos? Conte para a gente! Que tal aproveitar para aprender a fazer a sua própria massa de pizza para investir na próxima harmonização? Confira nossa receita!
Veja também outros textos sobre harmonização de vinhos que já publicamos aqui no blog:
julho 12, 2017
Showwww!!!!
julho 12, 2017
\o/ \o/
julho 12, 2017
??
julho 12, 2017
🙂
julho 14, 2017
Excelente publicação! Valeram as informações! ????
julho 14, 2017
😀
julho 19, 2017
Adorei!
julho 19, 2017
🙂
julho 19, 2017
Faltou a de Aliche! Eu amo!
julho 19, 2017
Faltou, né? A de aliche pode ser legal de combinar com vinhos brancos ou espumantes, por ser mais salgadinha 😉
julho 19, 2017
Gostei muito! Vou experimentar com a patroa! 😀
julho 19, 2017
Eba! 🙂
julho 19, 2017
E pizza de atum? =)
julho 19, 2017
Oi, Lívia! Você pode tentar combinar com vinhos rosês, que vão bem com peixes 😉
julho 19, 2017
Concordo… pizza e vinho… show!!!
julho 19, 2017
Melhor combinação, né? 😉
julho 19, 2017
Delíciaaa
julho 19, 2017
🙂
julho 19, 2017
Adorei as dicas de harmonização!
julho 19, 2017
Que bom que gostou, Cláudia!
julho 19, 2017
Ameiii a matéria! Sempre desfruto pizza com vinho e a combinação ficará melhor depois dessas dicas!
julho 20, 2017
🙂 que bom, Mi!
julho 19, 2017
Interessante!
Concordo em boa parte!
Vou testar algumas combinações que não conheço… espumantes ?
Frango catupiry + pinto noir ?
Nem um nem outro !
julho 20, 2017
Testa e conta pra gente, Frederico!
julho 25, 2019
Cantinho do Vale com pizza de rúcula.
Muito granfina e chique.
julho 25, 2019
🙂
julho 26, 2019
Qual pizza poderia harmonizar com vinho tannat? E com pizza de brócolis, qual vinho seria indicado?
julho 29, 2019
Olá, Humberto! Tudo bem? Você pode degustar seu vinho Tannat preferido com uma pizza de presunto de parma ou margherita. Para a pizza de brócolis, opte por um Sauvignon Blanc ou um Merlot jovem 🙂