Organizar a ceia de Natal é uma das etapas mais importantes para montar essa celebração entre família ou amigos. Aqui no blog já compartilhamos algumas dicas de carnes para servir nessa ocasião, de frutas para acompanhar as receitas, de doces feitos com o tradicional biscoito champanhe e também de drinks que podem alegrar sua noite.

Que tal conferir agora algumas ideias de acompanhamentos simples e saborosos para complementar?

Arroz 7 grãos

acompanhamentos para a ceia de natal - arroz 7 grãos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

Modo de preparo:

Refogue o arroz no azeite e acrescente a cebola. Junte a água fervente e o sal e cozinhe com a panela semitapada em fogo baixo. Quando tiver reduzido o líquido, acrescente a cenoura, a abobrinha, o grão-de-bico, os tomatinhos e complete o cozimento.

Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos, mantendo a panela tampada. Transfira o arroz para uma travessa, salpique com o queijo ralado e finalize com as folhas de manjericão.

Risoto de parmesão

acompanhamento para a ceia de natal - risoto

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva a água com o Caldo Natural Kitano. Em outra panela, refogue o alhó-poró em 1 colher (sopa)  de manteiga. Adicione o arroz, o sal e a pimenta.  Depois de refogado, adicione o vinho branco e mexa até secar.

Aos poucos, adicione conchas do caldo fervente ao arroz até que esteja cozido. Desligue o fogo, finalize com a outra colher de manteiga e o parmesão e tampe por 5 minutos.

Petisco de camarão

acompanhamentos para a ceia de natal - camarão

Receita do chef Robert Billt Liima, do restaurante Bamboa Bar

Rendimento: 2 PORÇÕES

Ingredientes do camarão:

Molho:

Montagem:

Modo de preparo do camarão:

Pique as cabeças de alho e doure-as em uma frigideira com óleo. Forre um prato com papel toalha, escorra o alho e reserve – assim ele ficará bem sequinho.
Tempere os camarões com uma pitada de sal e reserve. Em uma frigideira grande, já aquecida, acrescente o óleo e doure os camarões. Quando eles começarem a mudar de cor, acrescente as duas colheres de alho batido e frite.

Molho:

Junte todos os ingredientes em um refratário e misture bem. Sirva em um recipiente pequeno ao lado do prato.

Montagem:

Em um prato, empilhe os camarões, fazendo um montinho.  Polvilhe o alho frito e a salsinha, picada, sobre os camarões. Coloque um ramo de alecrim e regue com uma colher (sopa) de azeite.

Sirva com o molho em um recipiente ao lado do prato, ou sobre uma fatia de pão italiano, ou com uma torrada.

Salada de frango ao curry

acompanhamentos para a ceia de natal - salada frango

Receita de Rodrigo dos Santos

Rendimento: 10 PORÇÕES

Ingredientes:

Maionese:

Modo de preparo:

Em uma panela grande, coloque o frango, o suco de laranja e a água. Tampe e deixe ferver por 1 minuto. Depois, deixe cozinhar em fogo médio. Corte as uvas ao meio e, em uma saladeira, misture-as com o frango e as nozes.

Maionese:

Em uma frigideira pequena, derreta a manteiga com a cebola por 2 minutos. Adicione o curry e misture bem.Em uma tigela, bata o preparo com os demais ingredientes.

Arroz de lombo suíno

acompanhamentos para a ceia de natal - arroz com lombo

Receita de Leandro Nunes

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

  • 600 g de lombo suíno;
  • 2 L de água;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 cenoura média;
  • 1 alho-poró;
  • 1 talo de salsão;
  • 1 folha de louro;
  • 1 tomilho;
  • 1/2 cebola média;
  • Azeite para refogar.

Arroz:

  • 400 g de arroz integral;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 2 pés de brócolis, com os talos cortados finamente (reserve as folhas e flores);
  • 2 pimentas-de-bode cortadas finamente;
  • 1 cenoura média cortada em meia lua;
  • 1/2 cebola cortada em cubos;
  • Sal a gosto

Modo de preparo da carne:

Corte o lombo suíno em cubos e sele em uma frigideira com azeite. Refogue a cebola,a cenoura, o salsão e o alho-poró até dourar e adicione o lombo.

Coloque a água. Adicione o alho, o louro e o tomilho e deixe cozinhar. Reserve a carne, coe o caldo e leve o líquido para reduzir até sobrar 1,2 litro.

Modo de preparo do arroz:

Refogue a cebola, o alho e o arroz. Adicione o caldo quente, o sal e a carne de porco. Tampe e cozinhe em fogo baixo com a panela tampada, por 35 minutos. Adicione a cenoura, o s talos de brócolis e a pimenta e tampe por mais 5 minutos ou até que o caldo seque por completo.

Desligue o fogo e deixe tampada por mais 20 minutos para cozinhar no vapor. Depois afofe o arroz com uma colher. Em uma panela separada, cozinhe os brócolis até que fiquem al dente.

Finalize com as flores do brócolis.

Arrumadinho de vegetais

acompanhamentos para a ceia de natal - arrumadinho

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela grande ou caçarola, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o chuchu,o MAGGI® MEU SEGREDO e 1 xícara (chá) de água e cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo baixo, com a panela tampada.

Coloque o restante dos vegetais e refogue. Adicione mais meia xícara (chá) de água e cozinhe, com a panela tampada até que amoleçam de leve, sem deixar que a água seque totalmente. Faça 4 cavidades entre os vegetais e coloque 1 ovo em cada uma das cavidades, com cuidado para que não se espalhem.

Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos ou até que os ovos fiquem firmes.

Dica: Use os legumes que você tiver em casa. Atenção apenas ao tempo de cozimento de cada um. Se desejar coloque uma pitadinha de sal em cada ovo.

 

Qual dessas receitas vai acompanhar o prato principal da sua ceia de Natal? Quer ter mais ideias? Confira nossa seção de receitas aqui do blog do Pão!