Combinar comidas e bebidas é uma prática muito comum. Ela é feita para valorizar sabores de ingredientes das receitas ou características do que você está bebendo. A harmonização de comidas e bebidas pode ser feita em qualquer situação – e com qualquer tipo de prato ou drink.
Nesse artigo, damos todas as dicas para você fazer a essa combinação do jeito certo!
Regras básicas de harmonização de comidas e bebidas
Algumas regras básicas de combinação de sabores e aromas podem te ajudar a tomar os primeiros passos em qualquer tipo de harmonização. Você pode sempre tomar a decisão de harmonizar por semelhança ou contraste.
Na harmonização por semelhança você escolhe bebidas leves para acompanhar pratos igualmente delicados. Assim os sabores e aromas se complementam.
A combinação por contraste, por exemplo, acontece quando você acrescenta uma nova característica para a experiência (como deixar um prato mais doce ou diminuir o amargor de uma bebida).
Harmonização de vinhos e cerveja
Já falamos sobre as clássicas harmonizações de vinho e cerveja por aqui no Blog do Pão!
Harmonização de cachaça
A cachaça é uma bebida que tem sido cada vez mais apreciada por conta de suas características únicas. Uma boa cachaça branca é perfeita para acompanhar petiscos, canapés, saladas, frutos do mar e, é claro, uma boa porção de torresmos.
A cachaça dourada, por sua vez, acompanha muito bem pratos com aves, carne vermelha, feijoada, lagostas, camarão e até sobremesas, como tortas, bolos e doce de leite.
Harmonização de Whisky
O Whisky é uma bebida que combina muito bem com refeições ou com opções doces, como sobremesas. Sirva seu whisky acompanhado de pratos com frutos do mar, salmão, carnes vermelhas, carnes de caça ou foie gras. Se preferir uma alternativa doce, procure por harmonizá-lo com chocolates ou doces a base de castanha e amendoim.
Para quem quer apenas petiscar, o whisky vai bem com queijos e todos os tipos de nozes e castanhas.
Harmonização de Vodka
A Vodka é uma bebida que combina com alimentos que tem pouca gordura e baixa concentração de carboidratos. Por isso, aves, peixes (em especial o Salmão) e o caviar são a harmonização certa para sua versão pura e para drinks elaborados com ela.
Para quem quer o petisco perfeito para consumir com sua vodka, a melhor escolha é uma porção de amêndoas.
Harmonização de sake
O sake é uma bebida de sabor suave e levemente adocicado, que é perfeita para acompanhar pratos igualmente discretos. Saladas, peixes, grelhados de carne branca, carpaccios e massas com molhos brancos são alguns dos exemplos.
Um sake mais encorpado, por sua vez, pode ser usado para balancear o sabor da gordura de pratos mais marcantes, como feijoadas e carnes de panela.
Harmonização de drinks amargos
Drinks amargos, como aqueles preparados com vermutes, bitters e outros aperitivos, precisam ser combinados com ingredientes que contam com complexidade similar.
Por isso, os embutidos (como o salame, a calabresa, o presunto parma e outros) são perfeitos para harmonizar com seus sabores.
Harmonização de drinks cítricos
As bebidas cítricas – como a clássica Gin Tônica, caipirinha ou um Mojito – são perfeitas para acompanhar alimentos mais gordurosos, por auxiliarem a amenizar o sabor pesado desses produtos.
Dessa maneira, esses drinks harmonizam bem com molhos cremosos (como a carbonara), feijoada, pratos com queijo, carnes com crostas gordurosas e até petiscos fritos (como batatas, queijos e peixes fritos).
Harmonização de bebidas não alcoólicas
Bebidas não alcoólicas também podem ser harmonizadas, você sabia? Sucos naturais, chás gelados e até refrigerantes podem ser combinados com o prato perfeito:
- A clássica limonada é ideal para combinar com pratos igualmente leves e refrescantes, como os preparados com peixes e frutos do mar. É ela também a melhor opção para acompanhar pratos condimentados. A mesma regra pode ser aplicada para o suco de maracujá;
- O suco de laranja, por sua vez, acompanha bem pratos com carne vermelha, por auxiliar na digestão;
- Sucos de frutas vermelhas, como o morango, combinam com pratos grelhados – sejam esses legumes ou carnes brancas;
- Um copo de chá gelado harmoniza muito bem com um prato de massa, como também com um hambúrguer e batatas fritas;
- Os refrigerantes, por sua vez, são companheiros das frituras (como as comidas de boteco e os salgadinhos de festa). Eles também podem acompanhar uma fatia de pizza ou um hambúrguer.
–
Você gosta de fazer a harmonização de comidas e bebidas? Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Compartilhe as suas impressões com a gente!
dezembro 13, 2019
Muito proveitoso os post dessa pagina,tem sido de grande ajuda para minhas pesquisas
obrigada.
dezembro 16, 2019
Oi, Heloisa! Que legal, obrigada pela mensagem! Ficamos felizes em fazer parte do seu dia a dia 🙂