quentão e vinho quente - texto

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 1 litro de cada bebida

Introdução

Quentão e vinho quente são bebidas que fazem parte da tradição das Festas Juninas brasileiras. O primeiro não tem uma origem exata, mas acredita-se que ele tenha uma ligação com a cultura do interior de estados como Minas Gerais e São Paulo. O quentão, portanto, teria sido criado para ajudar a esquentar o corpo nos dias mais frios.

O vinho quente, por sua vez, é uma bebida consumida em vários cantos do mundo, como na Europa, Estados Unidos e Ásia. Muito popular no período natalino, acredita-se que essa bebida também tenha sido criada para os dias mais frios – e seu sabor conquistou paladares em todo o mundo.

Ingredientes

Para o Quentão:

Para o vinho quente

  • 1 litro de vinho tinto;
  • 3 xícaras de chá de água;
  • 2 maçãs picadas;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • Canela em pau e cravo a gosto.

Modo de preparo

Quentão:

Separe uma panela grande e funda e, inicialmente, derreta o açúcar. Adicione em seguida o gengibre, a casca de laranja e limão e, por fim, o cravo e canela. Muita atenção para não deixar nada queimar.

Quando tudo virar uma mistura bem homogênea, adicione a água, tampe a panela e deixe ferver por mais 10 minutinhos em fogo bem baixo. Quando desligar o fogo, é hora de colocar a cachaça e misturar bem. Aqueça novamente no fogo por mais 5 minutos e pronto!

Vinho quente

Em outra panela, também grande e funda, adicione o açúcar e deixe caramelizar. Adicione depois a água, cravo, canela e por último o vinho. Mexa tudo bem até ficar bem homogêneo e finalize adicionando as maçãs. Deixe ferver e espere mais cinco minutinhos. Depois é só desligar e servir.

Harmonização

Quentão e vinho quente combinam com praticamente todos os pratos juninos, não é mesmo? Um caldo de feijão, cachorro-quente, milho-verde e até os doces como canjica e arroz doce. Aproveite!