A cachaça é a bebida produzida a partir da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, também conhecida como pinga, branquinha, caninha ou aguardente.
Essa é uma bebida tão tradicionalmente brasileira, que somente as aguardentes de cana-de-açúcar produzidas no nosso país é que podem ser chamadas de cachaça.
Existem diversos tipos de cachaças produzidas por todo o Brasil, com sabores e, principalmente, qualidades completamente diferentes. Mas como saber que você tem em mãos uma cachaça boa para saborear? Abaixo separamos algumas dicas para você identificar uma deliciosa branquinha para compartilhar com os amigos!
Atente-se à pureza e outras características da cachaça
Uma boa dose de cachaça, servida em qualquer tipo de copo, tem características bastante específicas. Primeiro, é interessante você observar o conteúdo do copo – que deve ser, preferencialmente, transparente – para ver se encontra alguma impureza ou partícula junto com o líquido. A cachaça, diferentemente de outras bebidas como o vinho e a cerveja, deve ser sempre pura e bem branquinha (ou dourada, no caso de cachaças envelhecidas).
Depois de observar o aspecto visual da bebida, faça movimentos circulares com a bebida no copo. Ela deve sempre escorrer pelas laterais como um óleo, uma característica de sua concentração alcoólica. Cachaças que escorrem pelo copo rápido demais geralmente não tem boa qualidade.
Investigue a embalagem da bebida
Toda cachaça boa tem em seu rótulo um registro do MAPA, que é a sigla para Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse registro garante a qualidade dos alambiques produtores da bebida, exigindo que eles mantenham padrões de produção e de segurança em todas as suas etapas de desenvolvimento.
Cachaças feitas em alambiques não registrados podem, além de ter péssima qualidade de aroma e sabor, colocar a sua saúde em risco por conter compostos químicos nocivos.
O aroma deve ser característico e pouco agressivo
As cachaças são bebidas consideradas fortes, com teor que varia entre 38% a 48% de álcool em sua composição. Apesar disso, elas não devem ser bebidas agressivas para o nosso olfato. Ao cheirar uma dose de cachaça, você não deve se sentir desconfortável com o aroma da bebida, mas sim perceber perfumes adocicados que podem remeter a madeira, vegetais e frutas.
Caso o aroma da cachaça lhe cause desconforto e sensação de ardor nas narinas e olhos, desconfie: sua qualidade pode não ser das melhores.
Uma cachaça boa não queima na boca
Ao saborear uma cachaça boa, da mesma maneira que ela não é agressiva no olfato, você também vai perceber que ela não deve incomodar o paladar.
Primeiro, atenção ao levar a cachaça à boca: essa bebida deve ser apreciada com pequenos goles, que permitem diminuir a agressividade do álcool para você perceba todas as suas características. Nada de goles grandes ou “shots” quando o assunto é cachaça boa.
Uma aguardente de qualidade é uma bebida aveludada, discretamente adocicada, que esquenta a região da garganta e do peito após a ingestão. Por isso, inclusive, ela é a bebida preferida de muita gente em dias mais frios.
Não existe bafo e nem ressaca para uma cachaça de qualidade
Se mesmo com a ajuda de todas essas características indispensáveis para identificar uma cachaça de qualidade, você teve dificuldade de saber se tem um bom rótulo ou não em mãos, é no dia seguinte que a última dica será percebida.
Uma cachaça boa, muito dificilmente (a não ser que você exagere na ingestão de bebidas na noite anterior), lhe deixará com dores de cabeça e sintomas de ressaca no dia seguinte. Além disso, boas aguardentes também não costumam deixar hálitos ruins após seu consumo.
Se você percebeu que está se sentindo muito bem no dia seguinte ao que saboreou algumas cachaças, saiba que bons rótulos passaram na sua mão.
–
A cachaça é uma ótima bebida para fazer excelentes drinks e receitas, mas também para saborear pura e te surpreender com suas características. Harmonize-a sempre com os tradicionais petiscos de boteco, queijos e carne vermelha!
Qual é a sua maneira favorita de degustar uma cachaça boa? Conte para a gente! Aprenda também a preparar uma deliciosa caipirinha de cachaça!
junho 1, 2017
Caros amigos(as),
Primeiramente parabéns ao Pão de Açúcar por quebrar alguns mitos sobre a nossa querida cachaça no qual a maior parte dos brasileiros desconhece.
Em segundo lugar gostaria de fazer uma correção, segundo a IN13 do MAPA, a cachaça varia de 38% a 48% GL de graduação alcoólica e não de 28% a 38% como escrito na reportagem.
Obrigado.
Leandro Dias
https://escoladacachaca.com.br
junho 1, 2017
Leandro,
Muito obrigado pela correção e pela mensagem! 😉 Já atualizamos o texto.
Volte sempre para compartilhar conosco suas experiências!
junho 1, 2017
Infelizmente não é possível beber a mensagem.
junho 1, 2017
Faltou comentar sobre o envelhecimento da cachaça!
junho 1, 2017
É verdade! Pode ser assunto para outro texto, né Galdino? 😉
junho 1, 2017
Boa tarde , na verdade não atualizaram o texto . Continua errado.
junho 1, 2017
Ei, Reinaldo. A atualização pode ter demorado um pouquinho para aparecer, mas já está lá sim. 😉
junho 1, 2017
Pra cozinhar. É ótima na culinária. Beber não posso, pois sou alérgica a álcool, rsrs. Mas, sempre tenho uma boa cachaça (comprada no Pão de Açúcar do Recreio Shopping) perto da cozinha.
junho 5, 2017
É ótima para cozinhar mesmo, Angela!
julho 10, 2017
Quando teremos uma degustação?
julho 10, 2017
Ademar,
As programações de degustação de produtos pode variar de loja para loja, então não consigo lhe dar uma resposta certeira sobre essa pergunta. :/
julho 10, 2017
Parabéns pelas ótimas dicas, o consumidor agradece!
julho 10, 2017
Que bom que gostou, Miza! 😉
agosto 17, 2017
Pãooooo de açucarrrr seu lindo faz promoção no APP de uma boa Cachaçaaaaaa … sennnnn orrrrr ! 😀 😀 😀 😀 😀
agosto 17, 2017
Hahahaha! Em breve, Leandro! 😉
setembro 24, 2017
Sou cliente “mais” do pão de açúcar e gostaria ver mais opções de cachaças em suas lojas.
setembro 25, 2017
Oi, Renato! Vamos repassar seu pedido para nossa equipe comercial, ok?
Um abraço!
fevereiro 10, 2018
Não consumo álcool, mas a reportagem da cachaça, foi tão bem feita, que penso ariscar uma degustação, para aplicar os conhecimentos que li.
fevereiro 14, 2018
Que bom ouvir isso, Cris 😉
maio 25, 2018
Excelente informações, eu sempre quis saber mais sobre cachaça. Pois tenho receio de beber com muitas falcidades e químicas que tem por aí. Obrigado pão de açúcar e a esses clientes que completam as respostas.
maio 25, 2018
Ficamos felizes em ajudar, Francisco! 😉
dezembro 1, 2018
Aprecio sim uma boa cachaça e acredito que vocês poderiam acrescentar mais opções, como a cachaça Vale Verde, do alambique de Betim, Minas Gerais. Uma das melhores que já provei.
janeiro 22, 2019
Parabéns ao grupo pão de açúcar pela excelente trabalho com as cachaças, a cada dia vejo mais marcas de cachaças de qualidade nas prateleiras. TOP, continuem assim.
janeiro 22, 2019
Viva! Obrigado, Diego!
junho 21, 2019
Oie, só queria acrescentar, que em lugar que tá fazendo muito calor, beber aguardente acompanhada de queijo ou carne, esquenta muito a pessoa.
Bom mesmo é com cubos de frutas, em especial com abacaxi e cajú.
E vale ressaltar, a maioria das que provei, boas, com registro no MAPA, ao “descer”, dão uma ligeira “queimada” sim, nada que seja muito desagradável.
Parabéns pela matéria!
junho 24, 2019
Olá, Glauco! Obrigada pelas dicas! <3
agosto 13, 2019
Matérias como essa são necessárias para mudar a mentalidade tacanha relacionada ao consumo de cachaça.
O whisky, sempre tão respeitado pela nossa elite vira-latas é menos palatável do que uma boa cachaça nas mesmas condições. Ele precisa ser destilado mais de uma vez e envelhecer bem mais tempo para adquirir as mesmas características sensoriais da cachaça, conforme demonstrou esse estudo da ESALQ.
http://agencia.fapesp.br/esalq-produz-cachaca-com-qualidade-semelhante-a-de-uisque-12-anos/20611/
agosto 14, 2019
🙂
setembro 5, 2019
Deveria ter mais opções de cachaças nas adegas do pão de açúcar ,vamos valorizar mais o produto nacional
setembro 6, 2019
Olá, Paulo! Tudo bem? Atualmente temos um sortimento de mais de 35 cachaças! De qualquer forma, já repassei sua sugestão aos responsáveis pela área 🙂
dezembro 14, 2019
show de bola partir de hoje vou atentar para esses detalhes, parabéns ao Pao de açúcar.
dezembro 16, 2019
Obrigada pela mensagem, Paulo 🙂
julho 10, 2020
Sou a Produtora da cachaça Bento Velho.Gostaria de trocar opiniaõ sobre cachaças pois me orgulho do meu produto.No calor coloco minha cachaça no freezer e bebo feliz.kkkk
setembro 13, 2020
Parabéns
setembro 14, 2020
🙂