A arte de conservar e transformar carnes em verdadeiras iguarias vem ganhando destaque no mundo gastronômico. E nesse universo, a charcutaria se apresenta como uma das tradições da culinária que combina sabor marcante, versatilidade e apelo artesanal.
Você quer saber o que é a charcutaria, o porquê dela ser conhecida como salsicharia e algumas receitas deliciosas para você preparar em casa? Então venha com a gente nesse tema saboroso e muito cultural.
Vamos lá?
O que é charcutaria?
A charcutaria, que também pode ser conhecida como salsicharia, é uma prática de preparar, curar, defumar e conservar carnes, principalmente suínas, com técnicas tradicionais que remontam há séculos. O termo vem do francês “charcuterie“, e refere-se tanto à técnica quanto aos produtos derivados dela, como presuntos, salames, salsichas, patês, bacon e mais.
História da charcutaria
De acordo com historiadores, a charcutaria é uma técnica antiga e sua origem remonta a diferentes culturas e épocas. Na França, por exemplo, a prática ganhou destaque durante a Idade Média, período em que os açougueiros desenvolveram métodos para conservar a carne, como a cura e a fermentação, por mais tempo.
Mas, se é fato que a charcutaria surgiu como uma necessidade de conservar alimentos antes da invenção da refrigeração, com o passar dos séculos a técnica evoluiu e ganhou requinte. Hoje, ela vai muito além, sendo considerada sinônimo de tradição, sabor e qualidade. Parte da cultura alimentar em muitos países, hoje ela é muito conhecida na Itália, Alemanha, Espanha e Brasil.
A salsicharia, que é tão presente no dia a dia dos brasileiros, é uma das vertentes mais populares da charcutaria atualmente.
Charcutaria vs. outros métodos de conservação de carne
Embora hoje em dia já existam outros métodos de conservação, a charcutaria ainda utiliza métodos mais tradicionais e artesanais, como salga, cura, defumação e fermentação, além de utilizar ingredientes simples e poucos aditivos. O que confere aos produtos um sabor único e característico, que os diferencia de outros tipos de carne processada.
Outros tipos de procedimentos comuns, que possuem a finalidade de conservar a carne são:
- Refrigeração;
- Congelamento;
- Confitar a carne.
Quais são os tipos de produtos de charcutaria?
Quer saber mais quais são os tipos que você encontra na charcutaria para se deliciar? Então confira essa seleção e lembre-se que você consegue encontrar charcutaria de qualidade no Pão!
Salsichas
Elemento central na salsicharia e figura indispensável em pratos como cachorro-quente, saladas, aperitivos e receitas tradicionais, as salsichas fazem parte da charcutaria por serem carnes processadas, temperadas e cozidas. Algumas das suas variações são as salsichas curadas, como chorizo, salsichas emulsionadas de estilo alemão, como as de cachorro-quente (hotdogs, vina ou frankfurt)
Presuntos
Os presuntos curados, como o presunto cru tipo Parma, presunto ibérico e presunto serrano, são ícones da charcutaria mundial. Essa iguaria é uma das mais nobres e custosas e pode levar cerca de 3 anos para ficar pronta para ser consumida.
Salames
O salame é um embutido fermentado e curado, feito com carne moída e gordura, temperado com especiarias e, muitas vezes, defumado. As suas variedades incluem o salame italiano, salame colonial, salame hamburguês, entre outros.
Patês
Os patês são pastas finas feitas a partir de carne (geralmente fígado de frango, porco ou pato), temperos e, às vezes, creme ou vinho. O patê de foie gras é um exemplo clássico da charcutaria.
Bacon
O bacon é uma iguaria obtida a partir da barriga do porco, curado com sal e, muitas vezes, defumado. Ele pode ser servido em cubos, tiras ou como ingrediente em diversas receitas.
Outros produtos curados
Além dos mais populares, a charcutaria inclui uma série de produtos menos conhecidos, como copa, terrines, rillettes, pancetta, lombo canadense, speck e guanciale.
Como fazer harmonização e acompanhamentos para charcutaria?
Se os produtos feitos pelo método da charcutaria são maravilhosos, quando acompanhados por itens que realçam seu sabor, acredite, eles ficam ainda melhor. Veja abaixo algumas opções de acompanhamentos:
Bebidas que combinam com charcutaria
- O vinho tinto Sangiovese combina muito bem com salames;
- O vinho Barbera é uma ótima opção para acompanhar a Guanciale;
- A linguiça calabresa e o vinho Chianti é, sem dúvidas, uma maravilhosa pedida;
- O torresmo e o vinho espumante rosé faz também uma bela dupla no quesito harmonização;
- Cervejas artesanais tipo IPA, Weiss e Pilsen fazem boa parceria com bacon e salsichas defumadas;
- De um modo geral, drinques cítricos equilibram bem a gordura dos embutidos.
Queijos e pães, o trio perfeito da charcutaria
Para montar uma tábua de charcutaria irresistível, aposte em:
- Queijos maturados — ou curados—, como parmesão, grana padano, gouda envelhecido;
- Pães artesanais (baguete, focaccia, pão italiano, ciabatta);
- Torradas e grissinis, para criar texturas crocantes.
Frutas e condimentos elevando o sabor
As frutas e condimentos conferem aos pratos mais sabor e elegância. Algumas sugestões são:
- Frutas secas e frescas (figo, uva, maçã, damasco);
- Geleias e chutneys (de cebola, pimenta, frutas vermelhas);
- Mostardas artesanais e picles equilibram sabores intensos e dão um toque ácido.
Receitas com charcutaria
Confira como a charcutaria pode ser versátil no dia a dia. Seja em uma tábua de frios, isolada ou nessas receitas, ela dá um toque especial ao paladar. Veja só!
Nhoque recheado
O nhoque recheado com queijo mussarela, calabresa e manjericão é uma receita surpreendente que pode ser complementada com pedaços de presunto cru ou salame para um toque especial.
Sopa de mandioquinha com bacon
Perfeita para os dias frios, a sopa de mandioquinha com bacon combina o sabor terroso da mandioquinha com a defumação do bacon crocante.
Filé à milanesa Vincent
O filé à milanesa com queijo Vincent pode ganhar ainda mais sabor com um toque de salame picado na crosta ou um acompanhamento de patê.
Farfalle gratinado
Acrescente cubinhos de bacon ou presunto cozido para enriquecer esse Farfalle gratinado cremoso.
Cheddar e salaminho no palito
Simples, prático e delicioso, esse petisco composto por cheddar e salaminho no palito é a cara das tábuas de charcutaria. Perfeito para festas.
Raclette
Tradição suíça, raclette é uma receita que combina queijo derretido com batatas, picles e embutidos como salame, presunto cru e bacon. É uma delícia no Brasil com gostinho europeu.
Petiscos e entradinhas
Fazer uma seleção de petiscos e entradinhas para montar tábuas e porções com produtos da salsicharia e charcutaria também é uma ótima opção. E, vamos combinar, muito apropriado para reuniões familiares.
Seja para uma tábua de frios caprichada, um jantar com amigos ou um petisco rápido no fim do dia, explorar o mundo da charcutaria é uma forma deliciosa de redescobrir ingredientes que você provavelmente já ama, como salsichas, salames, bacon e presuntos. E com as receitas e dicas que demos, você pode aproveitar ainda mais esse universo gastronômico cheio de sabor. Passe nas nossas lojas do Pão, no site do Pão de Açúcar ou no app do Pão de Açúcar Mais para aproveitar ainda mais.
Até a próxima!