É só você começar a ficar com dor de garganta que aparece alguém falando “come gengibre, faz um chá de gengibre, prepara alguma coisa com gengibre que melhora”, né? Mas será mesmo que esse ingrediente é tão eficaz assim, capaz de acabar com uma inflamação ou até, quem sabe, fazer muito mais pelo seu organismo? Descubra, a partir de agora, para que serve o gengibre!

para que serve o gengibre intro

Conheça a origem do gengibre

O gengibre é uma planta bastante famosa pela sua raiz tuberosa. Ou seja, que cresce embaixo da terra e acaba por reservar uma quantidade considerável de nutrientes. Só para você saber, outros exemplos de alimentos que têm esse tipo de raiz são a mandioca, a cenoura, a beterraba e a batata-doce.

O nome científico do gengibre é Zingiber officinale. Aqui no Brasil, entretanto, ele começou a ser chamado de “mangarataia” e “mangaratiá” pelos indígenas. Inclusive, ainda pode ser conhecido assim em alguns lugares da região norte. Ele é originário da Ásia e foi com a sua distribuição primeiramente para a Europa que passou a ser cada vez mais popular em todo o mundo.

para que serve o gengibre origem

Principais características do gengibre

Podendo alcançar mais de um metro de altura, o gengibre é um alimento adorado por diversas culturas por combinar com muitos tipos de receita. Portanto, é utilizado com frequência como tempero nas culinárias japonesa, chinesa e indiana, por exemplo.

Seu sabor é picante e forte quando recém-colhido. Já na opção seca, o gengibre revela um caráter mais suave e aromático. Ainda há as alternativas em conserva e cristalizada, que mantêm o frescor do ingrediente em destaque.

para que serve o gengibre característica

Dicas para adicionar o gengibre no seu dia a dia

Seja fresco, seco, em conserva ou cristalizado, o gengibre se mostra uma boa escolha para acompanhar tanto pratos salgados quanto sobremesas. Por isso, se você já está pensando em alguma receita ou de que forma pode preparar essa raiz tão versátil, nós damos uma mãozinha!

Acredite: a lista de consumo do gengibre é mais longa do que seus olhos podem ver e sua imaginação pode criar, olha só! São pães, sopas, marinadas, tempero de carnes, frangos e peixes, saladas, molhos, sucos, drinks, chás, biscoitos, bolos e muito mais.

Quer uma curiosidade sobre para que serve o gengibre? Na Ásia, especialmente no Japão, é bastante comum encontrar o ingrediente sendo utilizado como óleo de massagem para diminuir dores nas articulações e coluna.

para que serve o gengibre dia a dia

Descubra os benefícios do gengibre

O gengibre pode oferecer uma série de benefícios a você, desde que faça parte de uma alimentação nutricionalmente equilibrada para o seu organismo. Ou seja, desde que, em conjunto com seu nutricionista, a forma e as quantidades ideais de consumo desse alimento para as suas necessidades sejam definidas.

A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, já incentiva o consumo do ingrediente visto que ele tem nutrientes capazes de auxiliar o tratamento contra resfriados e gripes. Além disso, a OMS também afirma que o gengibre pode ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo, já que age como um aliado na digestão e contra náuseas, enjoos, gastrite, úlceras, refluxo, gases, diarreia, e falta de apetite e energia.

De forma geral, as características do gengibre, que contém cobre, magnésio, potássio e vitamina B6 em sua composição, podem ser:

  • Analgésica;
  • Antibactericida;
  • Anticoagulante;
  • Antiemética (contra vômitos);
  • Antiespasmódica (contra espasmos na bexiga, estômago, intestino ou útero);
  • Antioxidante;
  • Antipirética (contra febre);
  • Anti-inflamatória;
  • Desintoxicante;
  • Digestiva;
  • Diurético;
  • Vasodilatadora.

Além das propriedades terapêuticas que já falamos acima, vale saber também que o gengibre é um alimento termogênico. Por isso, alguns pesquisadores afirmam que sua ingestão pode acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, já que o organismo precisa de mais energia para fazer a digestão.

Embora sejam várias as reflexões sobre para que serve o gengibre, nunca se esqueça: fazer um acompanhamento periódico com um nutricionista e/ou médico é seu dever! Afinal, além do equilíbrio no consumo, o alimento pode ser contraindicado para determinados grupos de pessoas, como os alérgicos, gestantes e indivíduos que fazem uso contínuo de alguma medicação específica.

para que serve o gengibre benefícios

Agora que você já sabe para que serve o gengibre, acha o alimento realmente poderoso? Então aprenda a preparar duas receitas deliciosas que publicamos aqui no Blog do Pão com esse ingrediente: Moscow Mule e tender ao molho de laranja!