Não importa se é para celebrar um evento, reunir a família e os amigos ou apenas para preparar o almoço: o churrasco é sempre uma das opções favoritas do brasileiro para preparar uma carne.
Se você está pensando em fazer um churrasco para aproveitar o final de semana, um feriado que vai chegar ou até mesmo quebrar a rotina da semana, esse material vai te ajudar! Preparamos um Guia do Churrasco com todas as informações que você precisa sobre esse assunto. Confira!
1- Organizando o seu churrasco
Um bom churrasco é feito com organização e atenção aos detalhes. Por isso, ao começar a planejar o seu, não se esqueça de alguns pontos importantes:
1.1 – Lista de convidados
A sua lista de convidados é o que vai definir como será feito o seu churrasco: quais (e quantas) carnes irá escolher, quais os acompanhamentos adequados, as bebidas que vai servir e até mesmo o local onde ele será realizado.
Conte exatamente o número de pessoas (homens, mulheres e até crianças) que serão convidadas para o churrasco e planeje exatamente o que todo mundo tem que fazer e comprar.
O churrascômetro do Pão de Açúcar pode lhe dar uma ajudinha nesses cálculos!
1.2 – Como escolher as carnes
Cálculos em mãos, chegou a hora de escolher a estrela do seu churrasco: a carne. Você pode preparar um bom churrasco com apenas um tipo de corte ou de carne (como as saborosas carnes de Rubia Gallega) ou escolher vários cortes diferentes para agradar a todos os tipos de pessoas.
Existem carnes que parece que nasceram para o preparo na grelha e, por isso, pode ser interessante dar prioridade para elas. Que tal conferir a lista de melhores carnes de churrasco que já publicamos por aqui no blog do Pão?
1.3 – Preparando a churrasqueira
A etapa de organização também conta com a escolha da churrasqueira que ficará responsável pelo preparo da carne. Se você tiver a opção de escolher, prefira sempre as churrasqueiras com estruturas mais fechadas, que permitem maior controle da entrada de ar e chama do braseiro.
É interessante também valorizar as churrasqueiras com fundo maior para que as chamas do carvão se desenvolvam mais facilmente.
Caso não tenha muita opção de escolha do tipo de churrasqueira, lembre-se de entender bem como a sua alternativa funciona e mantenha sempre o foco em conseguir controlar o fogo para preparar bem suas carnes.
2- Acompanhamentos e ingredientes para receitas
Churrasco não é feito apenas de carne – e você sabe disso muito bem. Que tal conferir o que não pode ser deixado de lado para acompanhar as estrelas do evento?
2.1 – Os acompanhamentos que não podem faltar
Toda boa carne se torna ainda muito melhor quando está ao lado do acompanhamento perfeito. Esse acompanhamento pode ser uma farofa, o irresistível pão de alho ou até um exótico tartar de banana.
Separamos algumas sugestões tradicionais de acompanhamento para churrasco nesse texto do Blog, mas lembre-se que usar a criatividade também funciona na hora de criar o seu próprio cardápio!
2.2 – Temperos e molhos
O uso de temperos e molhos pode ser um assunto bem polêmico no churrasco, especialmente se você está ao lado de um churrasqueiro tradicional e experiente.
De maneira geral, podemos afirmar que o tempero da carne que vai ao fogo deve ser feito apenas com o sal grosso, já que esse alimento conta com outras características (como o teor de gorduras e proteínas) que já garantem bom sabor e aroma quando em contato com a chama.
Temperos como pimenta, molhos e ervas devem sempre ser adicionados à carne após seu preparo. O motivo? Adicioná-los antes pode fazer com que a carne perca água durante o preparo, ficando menos suculenta. A mesma regra se aplica para o sal tradicional: deixe para usá-lo na carne pronta, preferindo os cristais maiores de sal grosso para temperar a carne crua.
Algumas sugestões de molho que podem ir bem com a sua carne de churrasco pronta são o chimichurri, o barbecue e o molho de alho. Entretanto, sinta-se livre para criar suas próprias receitas e inovar na hora de servir!
2.3 – Salada também faz parte
Para quem quer fazer um churrasco mais leve, a salada é sempre um excelente acompanhamento. Fresca, assada ou grelhada, a mistura de folhas e legumes ajuda a valorizar muito o sabor das carnes.
Que tal conferir essa lista de sugestões de saladas para acompanhar o seu churrasco?
3- Bebidas para o seu churrasco
O que seria do seu churrasco sem as bebidas para acompanhar as carnes que vão ao fogo? Nada, não é mesmo?
3.1 – Cerveja: a estrela principal
Churrasco e cerveja é quase uma combinação perfeita. É difícil conhecer algum churrasqueiro que resista a combinar os pedaços de carne com uma cervejinha gelada. Mas o seu churrasco não combina apenas com aquela cerveja tradicional que você está acostumado a tomar. Vários outros tipos de cerveja podem combinar com as suas carnes – e nós demos algumas dicas sobre esse assunto no texto abaixo do blog:
Hoje já é possível encontrar garrafas de cerveja diferentes em qualquer mercado e supermercado e, para quem é fã da tap beer (ou da cerveja servida tipo chopp) basta encher o seu growler com o seu estilo favorito e levar fresquinho para o churrasco!
3.2 – Drinks alcoólicos e não alcoólicos
Cerveja e churrasco pode ser uma excelente combinação mas é claro que tem muita gente que não é tão fã dessa bebida assim. Por isso, no seu churrasco é importante pensar em alternativas.
As opções de bebidas alcoólicas podem variar entre preparos diferentes (veja algumas sugestões de receitas que já publicamos nesse texto). Os drinks preparados com Gin e Aperol, entretanto, costumam figurar entre as opções favoritas de quem não quer tomar cerveja.
Para quem não quer – ou não pode – consumir bebidas alcoólicas, existem opções que vão além da água e do refrigerante. Os Mocktails são drinks “virgens”, divertidos e saborosos para preparar no churrasco. Algumas receitas de bebidas refrescantes podem acompanhar bem o clima quente ao lado da churrasqueira.
3.3 – Vinho e carne também combinam
Quer combinar um vinho com o seu churrasco? Essa bebida é perfeita para um prato com carnes. Veja como harmonizar sua uva favorita com as sugestões de carne que separamos nesse texto!
4- Hora de colocar a mão na massa
Tudo organizado? Agora é hora de começar a preparar as carnes, os acompanhamentos e se divertir com suas companhias!
4.1 – Técnicas para assar a carne
Para um churrasco ser um verdadeiro sucesso, tudo que você precisa é acertar no preparo da carne. Abaixo, separamos algumas dicas:
- Aqueça o carvão sem dor de cabeça com essas dicas!
- Coloque as carnes a 15cm do fogo, inicialmente, para deixar selar os dois lados da peça. Carnes muito grandes – e que demoram mais para selar – podem ficar mais distantes, cerca de 30 a 40cm do fogo.
- Coloque a gordura virada para cima, longe do fogo, para derreter para dentro da carne enquanto assa. Vire a gordura para baixo só para finalizar.
- Só fure a carne com o espeto quando estiver crua, para que ela não resseque.
- Vire a carne apenas uma vez quando estiver na grelha. Os dois lados devem ficar o mesmo tempo em contato com o fogo.
- Carnes bem passadas são preparadas com cortes mais finos, para que grelhem corretamente. O tempo no fogo deve ser o mesmo do que uma carne com corte mais grosso. Não existe opção de pedaços grossos bem passados, já que eles ficam ressecados.
- Tire a carne do fogo e espere 5 minutos para fatiar, assim dá tempo da carne ficar mais suculenta e saborosa!
4.2 – Atente-se a detalhes para mandar bem!
Evitar alguns erros básicos e seguir regrinhas simples podem ajudar a tornar o seu churrasco um verdadeiro sucesso.
Não tem segredo! Depois é só se divertir e relaxar para curtir o momento com as pessoas queridas!
–
Com esse Guia do Churrasco não vai faltar nada para você preparar saborosas carnes em qualquer situação! Sentiu falta de alguma dica? Conta pra gente nos comentários!